Diário da Região

10/04/2018 - 17h37min

ESPÉCIES DIFERENTES

Zoológico recebe felídeos em risco de extinção

Os primeiros a chegar, no dia 5 de abril, foram dois filhotes de Gato Mourisco (Puma yaguarondi), irmãos, um macho e uma fêmea, com idade estimada de 40 dias

Divulgação/SMCS Gato Mourisco
Gato Mourisco

Três felídeos de duas espécies diferentes, ambos com risco de extinção, foram recebidos no Bosque Zoológico Municipal de Rio Preto, órgão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, nos últimos dias.

Os primeiros a chegar, no dia 5 de abril, foram dois filhotes de Gato Mourisco (Puma yaguarondi), irmãos, um macho e uma fêmea, com idade estimada de 40 dias.

Na manhã desta terça-feira, dia 10, o Zoológico recebeu também um Gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), jovem, macho, com idade estimada de ao menos 3 meses.

Gato Mourisco

Os dois filhotes de Gato Mourisco foram encontrados por funcionários de uma usina, num canavial entre Nipoã e José Bonifácio e trazidos ao Zoológico pela Polícia Ambiental de José Bonifácio. Ambos estão bem de saúde mas por serem ainda muito novos necessitam de alimentação por mamadeira.

O Gato-mourisco (Puma yaguarondi) é um Felídeo que se alimenta de mamíferos de pequeno porte, além de aves, répteis e anfíbios. Ele habita diversos ambientes, sendo encontrado em espaços que vão desde banhados até florestas secas e campos.

Não possui manchas na pelagem e tem coloração uniforme que varia entre vermelha-amarelada, acinzentada ou marrom-escura. O corpo é alongado, a cabeça é pequena, alongada e achatada. Apresenta orelhas pequenas e arredondadas, pescoço longo, patas anteriores e posteriores curta e cauda longa e peluda. O adulto pesa cerca de 5 kg.

Tem como hábito é ser solitário e diurno, mas pode locomover-se ao entardecer, principalmente em ambientes onde sofre maior perseguição.

Gato do Mato

O Gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) foi encontrado próximo a uma residência de Olímpia e foi capturado pelos Corpo de Bombeiros da cidade que o encaminhou para Polícia Militar Ambiental de Barretos. Trata-se de uma espécie de mamífero também da família Felidae. O animal esta em boas condições de saúde e se alimenta sozinho.

De acordo com o livro “Mamíferos da Serra do Cipó” (Tudy Câmara e Roberto Murta), a espécie pode ser encontrada na Argentina, Paraguai e Brasil, na região Sul e Sudeste.

É a menor espécie de felino do Brasil, tendo porte e proporções corporais semelhantes ao do gato doméstico. Apresenta pelos voltados para trás, inclusive os da cabeça e pescoço. Sua coloração básica é bem variável, com tonalidades entre amarela-clara e castanha-amarelada, sendo comum indivíduos melânicos. O adulto pesa cerca de 2,5 kg. As patas são pequenas, a cauda é longa e os olhos e o focinho não são protuberantes como em outras espécies.

Ameaça e preservação

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Gato Mourisco tem ampla distribuição no Brasil, porém, é encontrado em baixas densidades populacionais.

Sua classificação no livro vermelho de fauna ameaçada de extinção enquadra-se na categoria vulnerável e a sua inclusão na lista se deu em razão da redução do número de indivíduos, justificada pela destruição de seus habitats, causados por práticas associadas à produção agrícola (expansão de áreas e drenagens) bem como por processos associados à expansão urbana.

O Gato-do-mato-pequeno está na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção do Brasil e de Minas Gerais, classificada como ameaçada no Brasil e em perigo em Minas Gerais.

Os três animais devem ficar aos cuidados de Zoológico até se tornarem adultos e possam então ser avaliados sobre a possibilidade de serem reintroduzidos à natureza. O Zoológico Municipal acolheu só em 2017, entre animais orfãos, atropelados, vítimas de outros tipos de acidentes, queimados, feridos, vítimas de tráfico entre outros casos, mais de 400 animais de 80 espécies diferentes, desenvolvendo um papel de grande importância para a preservação da fauna silvestre.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso