Diário da Região

10/04/2018 - 22h11min

ADOÇÃO AFETIVA

Cartórios adotam escolas estaduais em Rio Preto

Projeto do TJ promove melhorias na estrutura de unidades estudantis

Divulgação Imagens da quadra esportiva do Justino Jerry Faria antes e depois da adoção afetiva
Imagens da quadra esportiva do Justino Jerry Faria antes e depois da adoção afetiva

Uma transformação no ambiente escolar por meio da "Adoção Afetiva". Essa é a proposta de iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/SP), em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP). Três escolas estaduais de Rio Preto integram o projeto, que vai beneficiar alunos da rede pública de ensino ao levar mais qualidade e recursos.

Em todo o Estado, são 164 unidades participantes. Em Rio Preto, Monsenhor Gonçalves, Cardeal Leme e Professor Justino Jerry Faria foram escolhidas para receber a ideia.

A primeira escola a ser adotada foi a Justino Jerry Faria, no Santos Dumont. O padrinho é o primeiro Tabelião de Protesto de Letras e Títulos do município. Dessa parceria, os alunos ganharam a quadra da escola reformada. O trabalho iniciou em meados de março, quando o projeto deu início em todos os municípios escolhidos, e concluiu neste fim de semana. Ao custo avaliado em torno de R$ 3 mil, a restauração da quadra beneficiará todos os alunos da unidade.

"Fizemos parcerias também com professores da escola, que também foram beneficiados com a reforma", contou o primeiro tabelião Sérgio Luiz José Bueno. Segundo ele, um professor da unidade foi o responsável pela pintura e depois foi reembolsado pelo cartório. Já a escolha da escola foi feita pela secretaria do TJ e pela Secretaria Estadual de Educação.

Proposta de adoção para melhorias no ensino público que na Jerry Faria virou realidade e transformação. "Foi bem interessante poder participar desta ação, principalmente pela satisfação da direção da escola," disse Sérgio. "Trabalhamos, fomos no sábado, domingos e feriados", complementou.

Os cartórios Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica e o 2º Tabelião de Protestos de Letras e Títulos aguardam reunião com a direção das outras unidades para dar início aos projetos.

Troco Solidário

Além dessas ações individuais, a parceria entre Tribunal de Justiça (TJ) e Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) também prevê arrecadação de doações de pessoas que usam os serviços dos cartórios para beneficiar as escolas adotadas.

Diferente das ações individuais, o "Troco Solidário" conta com a participação de todos os cartórios paulistas. Cada um deles receberam caixas de coletas de troco e doações para serem colocadas nos guichês e balcões. As doações depositadas serão destinadas às escolas da cidade e podem servir para compra de uniformes e material escolar dos alunos para o próximo ano letivo.

Outra proposta dentro do projeto "Adoção Afetiva" também visa o desenvolvimento de atividades a serem definidas entre cartório e escola, que no final concorrerão a premiações pela iniciativa mais criativa.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso