X

Diário da Região

11/03/2018 - 00h00min

Comportamento

Plano B

Diante de uma mudança, geralmente as pessoas só enxergam o que é positivo, mas com capacidade de superação e flexibilidade é possível driblar aquela situação inesperada

Freepik/Divulgação capacidade de superação
capacidade de superação

Toda mudança implica em ganhos e perdas. Não tem jeito. Ao casar, por exemplo, perde-se aquela "mordomia" que só é possível na casa dos pais. Ao ter filhos, perde-se a tranquilidade e as noites de sono. Ao ser promovido, perde-se a zona de conforto. Ao mudar de cidade, Estado ou país, perde-se o contato pessoal com amigos e parentes queridos. E, embora todas essas situações sejam parte do processo normal de evolução, é preciso ter amadurecimento suficiente para desenvolver a capacidade de superação.

"Quem tem capacidade de superação consegue resolver, de imediato, qualquer coisa que acontecer de errado. O imprevisto não gera sofrimento. Se eu tenho flexibilidade, vou me adaptar àquela situação que não era esperada", afirma a psicóloga e psicoterapeuta Márcia Augusto Barroso, de Rio Preto. "A capacidade de superação e a flexibilidade são poderosas ferramentas. E sem elas a pessoa não consegue sair do lugar", afirma.

Segundo a especialista, a mudança (seja qual for) demanda muita coragem, especialmente porque a pessoa vai sair da zona de conforto. "Geralmente, diante de uma mudança, só enxergamos o que é positivo. Mas também é preciso pensar em tudo o que pode dar errado. Nesse sentido, se eu tenho capacidade de superação, o que acontecer de errado, eu vou resolver", destaca.

Márcia também alerta que, mesmo programadas com antecedência, muitas coisas podem não sair como eram esperadas. "Se o carro quebra no caminho, qual é o meu plano B?", questiona. "Você vai ao restaurante e chegando lá está lotado. O que fazer? Respire fundo e vá comer em outro lugar, ainda que seja no carrinho de cachorro-quente, na esquina. Quem tem flexibilidade faz isso com a maior alegria. Vira algo divertido", observa. "Tenha sempre essa capacidade de pensar, caso contrário você vai ficar paralisado e não vai fazer nada", afirma.

De acordo com a psicóloga cognitivo-comportamental Mara Lúcia Madureira, de Rio Preto, a capacidade de superação é uma condição que requer múltiplas competências. "Exige autoconhecimento para identificar crenças disfuncionais e pensamentos sabotadores e modificá-los. Também exige honestidade para reconhecer e assumir os pontos fortes e fracos da personalidade, assim como habilidade para identificar, no ambiente, as ameaças e as oportunidades relativas aos propósitos", observa.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso