Diário da Região

18/03/2018 - 00h00min / Atualizado 18/03/2018 - 09h27min

RIO PRETO - 166 ANOS

Cidade que inspira

Para celebrar o aniversário do município, acompanhe dez histórias inspiradoras de rio-pretenses que desenvolvem projetos voltados para o bem comum e transformam a vida de quem mais precisa

Guilherme Baffi 14/3/2018 São José do Rio Preto comemora nesta segunda-feira 166 anos de fundação
São José do Rio Preto comemora nesta segunda-feira 166 anos de fundação

Rio Preto comemora nesta segunda-feira, 19, 166 anos de fundação, desenhando uma história marcada por muitas conquistas a ponto de colocá-la na privilegiada posição de terceira melhor cidade para se viver, entre os 100 maiores municípios do País pesquisados pela consultora Macroplan.

Com uma população estimada em 450,6 mil habitantes, de acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rio Preto coleciona ao longo de sua existência uma infinidade de exemplos de pessoas e grupos sociais que, com elevado censo de cidadania e de generosidade, desenvolvem atividades voluntárias voltadas ao bem comum e ao auxílio de pessoas necessitadas. São pessoas comuns que, com muita disposição e geralmente poucos recursos financeiros, conseguem encontrar o prazer e a realização de ser solidário.

Nestas reportagens especiais, o Diário retrata uma cidade que inspira o bem. Aqui estão dez exemplos destes rio-pretenses de diferentes idades e situações, gente que demonstra a grandeza de dedicar parte de seu tempo, de seus recursos e, mais importante, de sua própria pessoa para atender o próximo. São estes cidadãos os pilares sobre os quais se constrói uma sociedade mais justa e humana.

Estão aí os voluntários que auxiliam pacientes e acompanhantes no Hospital de Base, o trabalho de agentes transformadores da difícil realidade enfrentada por jovens em situação de exclusão social como As Valquírias, o Projeto Pescar e o futebol feminino, os movimentos religiosos de apoio e assistência aos moradores de rua, a iniciativa de vizinhos em uma bairro para revitalizar um espaço público, a recuperação de brinquedos para doação, ações de incentivo à leitura, a formação de uma escola com proposta inovadora de ensino e a iniciativa de melhorar o meio ambiente da cidade com foco até na qualidade de vida das aves.

Estas histórias estão repletas de exemplos de como a união das pessoas em torno de um objetivo tem o poder transformador da realidade. Elas evocam o mesmo espírito participativo que certamente se manifestou quando, em 19 de março de 1852, João Bernardino reuniu as famílias vizinhas em torno do cruzeiro em frente à sua casa, data que marcou a fundação daquela humilde localidade que se transformou na Rio Preto que conhecemos.

As virtudes destes casos não se limitam ao objetivo da ação, mas incluem uma série de exercícios em seu processo de execução, como a capacidade de discutir problemas comuns e desenvolver ações conjuntas para superar as adversidades. É também muito importante a sensibilidade demonstrada pelos seus participantes ao perceber oportunidades para atuar positivamente.

São ações assim que constroem uma sociedade mais acolhedora e que contribuem diretamente para o seu desenvolvimento harmonioso, promovendo o equilíbrio entre a expansão populacional e econômica com a humanização em seu espaço. E que abrem a esperança e a perspectiva de que, com o trabalho de seus filhos, Rio Preto certamente continuará sendo um dos melhores lugares para se viver.

Veja as matérias que fazem parte da edição especial RIO PRETO 166 ANOS:

A escola de salas 'invisíveis'

Um dos melhores lugares para viver

Verdadeiro gol de placa

Um remédio chamado solidariedade

Revolução verde no São Deocleciano

Uma história de amor... Pelos livros

A fábrica encantada de brinquedos

Ajuda para quem tem a rua como lar

O 'arquiteto' dos pássaros

Jovens pescam o futuro

Um sonho ao som das Valquírias

Uma visão rápida da história

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso