X
X

Diário da Região

02/03/2018 - 00h30min / Atualizado 01/03/2018 - 18h11min

Painel de Ideias

Um dia especial

Cientistas debatem sobre quando um amontoado de células forma um novo ser. Talvez a ciência não tenha descoberto tudo. Talvez a fé não tenha alcançado todo o significado da formação da vida. Mas vivenciar e presenciar esse início, é puro fascínio

Divulgação Sérgio Clementino | sergio.clementino@uol.com.br
Sérgio Clementino | sergio.clementino@uol.com.br

A noite foi longa, quase não dormida. Não há muito sono quando seu filho vai nascer dentro de poucas horas. Aquela ansiedade que começa lá pelo terceiro mês de gravidez e atinge o ápice na última noite antes do parto. A véspera serve para checar se tudo está pronto. Embora já tenha conferido as coisas umas três vezes, de repente lá está você verificando mais uma vez.

Nem todos os dias são iguais, é claro. Mas alguns são bem mais especiais. São aqueles que serão lembrados por muito tempo, que a gente carrega para a vida toda. Esse é um deles. Escrevo a coluna em um quarto de hospital. Mais precisamente de uma maternidade. Ao lado, um bebê com poucas horas de vida. Logo pela manhã fomos presenteados com a chegada do mais novo integrante da família. Mais um garoto.

As últimas horas foram intensas. O sol ainda não havia aparecido quando rumamos para a maternidade. Saímos cedo. Não é um momento ao qual se queira chegar atrasado. No hospital, uma espera atrás da outra. Nem vagar pela internet faz o tempo passar. Na sala de espera outros pais esperam a sua vez para entrar. Todos paramentados para o centro cirúrgico. Um, mais tranquilo, espera o terceiro filho. Outro, tenso, é marinheiro de primeira viagem. Com alguma conversa é possível ver a ansiedade na voz de cada um.

Até que, enfim, chega o momento principal. Hora de presenciar a primeira respiração do garoto. É fascinante ver o início de uma nova vida. Por mais que se tenha lido sobre concepção, gravidez e parto, por mais que se saiba que todo mundo nasce assim, vivenciar o momento em que um ser humano abre os olhos pela primeira vez é algo único. Aquele bebê, que até instantes atrás estava na barriga, de repente vem ao mundo. Respirando, chorando e pronto para uma longa vida. Parece mágica. O médico vai lá e tira uma pessoa pronta, funcionando. Na verdade é um milagre. O milagre da vida.

O ser humano vem ao mundo extremante frágil. Muito mais do que os outros animais. A dependência é absoluta. Difícil acreditar que conseguimos uma superpopulação para esse mundo.

No dia seguinte, a volta pra casa. É uma emoção chegar com aquele pacotinho. O que até ontem era apenas expectativa, hoje é uma criança. Uma nova pessoa. Com muito o que aprender. Tudo ainda por conhecer. Um livro em branco. Os próximos anos serão uma bela experiência. O acompanhamento de cada passo, cada nova informação sendo aprendida e aplicada. Uma soma de pequenos aprendizados que se acumulam para formar um todo completo.

Muito já se pesquisou e escreveu sobre o início da vida. Religiosos divergem sobre o momento em que ela começa. Cientistas debatem sobre quando um amontoado de células forma um novo ser. Talvez a ciência não tenha descoberto tudo. Talvez a fé não tenha alcançado todo o significado da formação da vida. Mas vivenciar e presenciar esse início, é puro fascínio.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso