X

Diário da Região

01/04/2018 - 00h30min

Rio Preto em Foco

Um marco empresarial

Chegada de Carlos Eliseu Mardegan a Rio Preto, no início da década de 1960, causou grande impacto no setor empresarial com a loja It Magazine, que produzia até televisão

Fotos: Reprodução Rio Preto em Foco Lojas IT e Supermercado Serve Leve
Lojas IT e Supermercado Serve Leve

Em 1962, chegava novamente a Rio Preto um dos mais ousados empresários que já apareceram por aqui: Carlos Eliseu Mardegan. Filho de Severiano Mardegan, diretor-presidente da Comercial Rio Preto de Automóveis S/A, que foi sucedida pela It Magazine S/A. Ele trazia para a cidade novos planos para aquela que apenas comercializava veículos, peças e acessórios. Em 1963, a empresa promoveu um grande jantar para o lançamento da maquete do novo prédio, onde funcionava a revenda de automóveis, na rua General Glicério, quase esquina com a rua Rubião Júnior, de frente para a Escola Dom Pedro 2º.

A nata da sociedade rio-pretense, incluindo o prefeito Philadelpho Gouveia Neto e todo legislativo, compareceram ao evento. A Cometa Filmes estava presente e produziu um belo documentário. Com seu dinamismo, a empresa alcançou em pouco tempo um sucesso absoluto em toda região, na revenda de eletrodomésticos.

Entrando na onda da chegada da televisão em Rio Preto, através da transmissão do Canal 4, a empresa começou a fabricar em 1963 o ITSOM, o primeiro aparelho de TV a ser fabricado em nossa cidade. O aparelho, que também funcionava como circuito interno, foi lançado dentro da 1ª Feira Agro-Comercial e Industrial de Rio Preto.

Já no ano de 1965, a empresa contava com 6 lojas em Rio Preto e região. Era uma das poucas empresas da cidade com capital aberto e já tinha um capital de CR$ 700.000.000,00 (setecentos milhões de cruzeiros). Mas almejava atingir 1 bilhão de cruzeiros, já no ano seguinte de 1966. Para isso, Carlos convencia grandes empresas a comprar ações da It Magazine. Os jornais locais destacavam semanalmente as adesões e compra de ações por empresários e até políticos de toda região.

A empresa contava com a supervisão mestra da Organização Mardegan, de seus tios, capitaneada por José Mardegan Neto, o popular Jaim, que já atuavam há muito tempo e tinham grande credibilidade na cidade e toda região. Ele usou este prestígio para executar seu ousado plano.

Grandes funcionários passaram pela empresa, entre outros o gerente-geral Walter Gianini, Nelson Marques Alves (Muca), gerente administrativo e contábil, Aedo Pereira Figueiredo, gerente do setor de agentes, Nelcides Marques Alves (Bimbo), Jayme Ferreira da Silva, Antônio Del Pino Passos, Walter Vendramini, na chefia de vendas, José Domingos Escabim, no complexo setor de crédito e cobrança e Diogenes Henrique, chefe do setor de estoques. Na assistência técnica dos aparelhos e utensílios João Roberto Silva, Nelson José Maria e Ademar Câmara.

Carlos Mardegan trouxe de São Paulo o artista Valdyr Ricci, que planejava e executava toda a ornamentação e vitrines de todas as lojas. Mas, com o passar dos anos, a empresa foi perdendo sua força, entrou em concordata e teve que fechar as suas portas. Mas foi sem dúvida um marco empresarial em toda nossa região.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso