X

Diário da Região

13/03/2018 - 00h30min / Atualizado 12/03/2018 - 23h54min

Coluna do Diário

Marcondes retoma investida sobre Edinho

Após vitória no TRE, vereador vai renegociar apoio ao governo, de olho na Secretaria de Assistência Social

Guilherme Baffi 1/1/2017 O vereador Fábio Marcondes cumprimenta dom Tomé, bispo de Rio Preto, às costas do prefeito Edinho
O vereador Fábio Marcondes cumprimenta dom Tomé, bispo de Rio Preto, às costas do prefeito Edinho

Fortalecido com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral que anulou a sentença que o condenou por compra de votos na eleição passada, a aposta na Câmara é de que vereador Fábio Marcondes (PR) vai agora pressionar o prefeito Edinho Araújo (MDB) por maior espaço no governo. Os dois já se reuniram nesta segunda-feira, 12. A intermediação do encontro coube ao secretário de Governo, Jair Moretti, articulador político de Edinho na Câmara.

Marcondes, diz um de seus interlocutores, estaria de olho na Secretaria de Assistência Social. Atualmente o cargo é ocupado por um quadro técnico da Prefeitura, escolha pessoal do próprio prefeito. O interesse do vereador pela pasta está vinculado a sua proximidade com dom Tomé Ferreira da Silva, bispo da Diocese de Rio Preto, que desenvolve amplo trabalho na área em parceria com o município.

Edinho tem resistido a entregar o comando de secretarias para vereadores. Nem mesmo Jorge Menezes (PTB) que esteve no mesmo arco de alianças do prefeito durante a campanha, conseguiu levar a dele.

Para furar esse cerco criado por Edinho, Marcondes, ainda segundo esse interlocutor, pretende negociar com o prefeito não como vereador, mas como presidente municipal do PR. Mais do que falar em apoio na Câmara, Marcondes já quer colocar na mesa uma aliança para 2020.

Marcondes disse ontem à noite que realmente esteve no gabinete, mas que conversou apenas com Moretti. Ele negou interesse em ter maior participação no governo. "Acho que não é hora de mexer no secretariado", afirmou.

Frase:

"As decisões relativas a serviço essencial de saúde não podem ser tomadas apenas com base em economia para o município. A gente espera que não feche. Por isso chamamos a reunião"
Sérgio Clementino, promotor de Justiça, que marcou reunião com a Prefeitura no dia 23 para tentar impedir o fechamento da UPA Santo Antonio

Na rede

Reprodução/Facebook

Saco de pancadas

O publicitário rio-pretense Elsinho Mouco, marqueteiro do presidente Michel Temer, volta a ganhar destaque na mídia nacional. Desta vez na coluna desta segunda-feira, 12, de Gregorio Duvivier, na "Folha de S.Paulo". Sob o título "Os três patetas", o humorista bate pesado na trinca formada por Elsinho, o ministro Moreira Franco e o próprio Temer.

Prévia tucana

O PSDB disparou mensagens pelo WhatsApp para divulgar a prévia que o partido vai promover dia 18, das 9h às 16h, na Câmara de Rio Preto, para escolher o candidato da legenda ao governo do Estado. O favorito é o prefeito de São Paulo, João Doria.

Com a galera

O deputado federal Fausto Pinato (PP) aproveitou os prefeitos de cidades da região que estavam nesta segunda, 12, em Brasília, no lançamento do programa Internet para Todos, para gravar um vídeo com eles no Facebook. Na grupo, estava Luiz Tobardini (PPS), de Bady Bassitt.

Espírito esportivo

Adversários na última eleição municipal, o prefeito Edinho Araújo (MDB) e o deputado estadual Orlando Bolçone (PSB) apareceram juntos em mais um evento em Rio Preto - e um destacou a presença do outro em suas respectivas páginas no Face. Foi domingo, 11, na Associação Amor Exigente, entidade que auxilia familiares e dependente de álcool e drogas.

Quem manda?

O Ministério Público entrou com ação de improbidade contra o prefeito de Itajobi, Lairto Piovesana Filho, porque ele teria passado para a primeira-dama Cristiane Angelita "as atribuições de chefe do Executivo, de forma irregular", segundo dados do processo disponíveis na internet. A primeira-dama, "sem qualquer pudor, ocupava a vaga de estacionamento do prefeito", diz um trecho da ação.

 

Notas

Reprodução Gilmar Gimenes
Gilmar Gimenes

Vai pra cima

José Carlos Marinho (PSB) prepara novos requerimentos para bombardear a direção do Semae. Um deles vai questionar o assoreamento da Represa, principal fonte de abastecimento de Rio Preto. O vereador acha um despautério, o governo falar em buscar água no rio Grande sem resolver os problemas caseiros antes.

2 a 1

Quando a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) colocou na conta do Estado o fracasso da investigação para descobrir quem colocou fogo no carro do jornalista do Diário Rodrigo Lima após um ano do incêndio, o governo não gostou e desmentiu a crítica da ABI de que falta investimento na polícia. A Polícia Civil em Rio Preto parece dar razão à ABI. Os policiais da cidade começaram a semana em protesto para reclamar do sucateamento da corporação.

Volta ao ninho

O deputado estadual Gilmar Gimenes (foto), de Fernandópolis, conversa com três partidos: PSDB, PSB e PSD. Disse que, em mais uma semana, vai definir em qual deles irá se filiar. Segundo ele, a conversa está mais adianta com o PSDB, legenda na qual já foi filiado.

 

Juiz anula cobrança de IPTU no Auferville

O juiz da 1ª Vara da Fazenda de Rio Preto, Marco Aurélio Gonçalves, julgou procedente ação contra cobrança de IPTU em terreno no Auferville 4. Morador questionava a cobrança do imposto entre 2007 e 2010. O juiz considerou, com base em lei de 2015, de autoria do vereador Fábio Marcondes (PR), que o município não pode cobrar o tributo no loteamento. "Diante dos novos fatos que aclararam a constitucionalidade da Lei Complementar nº 492/2015, evolui-se no entendimento para fixar que são isentos do pagamento do IPTU os proprietários dos lotes cravados nos loteamentos Auferville 1, 2, 3, 4 e 5", decidiu o juiz. A Prefeitura até tentou, mas não conseguiu derrubar a lei na Justiça.

Curtas

Mara Sousa 3/8/2017 Favela Vila Italia
Favela Vila Italia

Recolhendo os cacos - O presidente da Força Sindical no Estado de São Paulo, Danilo Pereira, desembarca em Rio Preto nesta terça-feira, 13, para discutir ações para fortalecer os sindicatos, que sofreram um duro golpe com a reforma trabalhista que tornou facultativa a contribuição sindical, antes compulsória. A reunião está marcada para as 14h, no Sindalquim, na avenida América, 364, na Vila Diniz.

Nulidade - A Defensoria Pública entrou com pedido na Justiça em Rio Preto para que seja declarada a nulidade de citação dos moradores da favela da Vila Itália (foto). O oficial de Justiça apontou que todos os moradores foram notificados por meio da representante legal da favela na Justiça. No entanto, a Defensoria defende a citações individuais. A Prefeitura pede na Justiça a desocupação do local desde o final de 2016.

Só piora - O vereador Jean Dornelas (PRB) não nega uma boa relação com o deputado federal Fausto Pinato (PP), mas nega que vá trocar o PRB pelo PP. Ele acusa o presidente do PRB em Rio Preto, Diego Polachini, de estar espalhando a história. "Eu sou PRB, estou no PRB, até 2020, salvo se alguém me tirar do partido", afirmou ele, que pretende discutir suas diferenças com Polachini com a direção nacional da legenda.

Merenda - A Prefeitura de Rio Preto finaliza projeto para retomar o fornecimento de merenda para professores. Lei aprovada pela Câmara e depois derrubada na Justiça a pedido da própria Prefeitura previa a alimentação dos professores. Com a derrubada da lei e o desgaste que a decisão provocou, o governo de Edinho Araújo (MDB) resolveu fazer novo projeto que será analisado pelos vereadores.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso