Diário da Região

01/03/2018 - 23h55min / Atualizado 01/03/2018 - 23h55min

POLÊMICA

Projeto aumenta vagas de vereador em Mirassol

Proposta eleva de 10 para 13 o número de cadeiras na Câmara; autor afirma que só não propõe 15 para a população não "encher o saco"

Natalia Campanholo/Mirassol Conectada Mineiro, o autor, que afirma ter apoio de nove dos dez vereadores mirassolenses para aprovar projeto de lei
Mineiro, o autor, que afirma ter apoio de nove dos dez vereadores mirassolenses para aprovar projeto de lei

A Câmara de Mirassol articula aumentar o número de vereadores na cidade de 10 para 13. Autor da proposta, o vereador Carlos Divino de Souza (PTB), o Mineiro, afirmou em entrevista por telefone ao Diário nesta quinta-feira, 1º, que só não propôs 15 cadeiras para a população não "encher o saco".

Mineiro afirmou que ainda vai protocolar o projeto, mas que espera que a medida seja votada já nos próximos dias. O vereador do PTB já descartou a possibilidade de realizar audiência pública para debater o assunto com a população.

"Não há necessidade. Para que audiência pública? Nós estamos recompondo situação que está errada. Para que ficar tirando opinião com as pessoas quando a gente é obrigado a recompor", afirmou Mineiro. "Sou vereador para fazer as coisas certas."

Para o vereador do PTB, a criação de três novas cadeiras no Legislativo corrigiria uma "aberração". "Infelizmente, em Mirassol ficou essa aberração de 10 vereadores", disse.

A quantidade de vereadores nas câmaras municipais é estipulada pela Constituição Federal. Com 58.760 habitantes de acordo com o IBGE, Mirassol poderia ter até 15 vereadores. Mas a lei não torna obrigatória, no entanto, o aumento do número de vereadores. Apenas estipula apenas o "limite máximo".

Dos atuais 10 vereadores na cidade, Mineiro afirma que ter o apoio de nove. São necessários sete votos para que o projeto seja aprovado em plenário. O aumento de cadeiras só valeria a partir da próxima legislatura, em 2021

O presidente da Câmara de Mirassol, Beto Feres (PHS), afirmou, por meio da assessoria do Legislativo, que é contra a proposta. Ele disse que, apesar de Mineiro não achar necessário, pretende realizar audiência pública para debater o tema com a população quando a proposta do vereador do PTB for protocolada oficialmente na Casa.

Declaração polêmica

No ano passado, Mineiro já se envolveu em uma outra polêmica. Ele disse da tribuna, durante sessão realizada em novembro, que casais gays vivem no pecado e que vão "para o inferno". Um vídeo com a declaração do vereador ganhou repercussão na internet.

Prefeito evita dar opinião

O prefeito de Mirassol, André Vieira (PTB), não quis comentar o que acha da proposta do vereador Carlos Divino de Souza, o Mineiro, de quem é colega de partido. "Não tenho nada a ver com isso. Estava em Brasília. Essa vai ser uma questão que será discutida pelos vereadores", afirmou Vieira.

De acordo com o prefeito, ele questionou o partidário sobre a proposta articulada no Legislativo. "Deixo claro que sou Executivo", afirmou Vieira, que quer ficar de fora da polêmica. "Não parei para pensar sobre o assunto."

Um dos argumentos usados por Mineiro para tentar emplacar a proposta é o valor que foi devolvido pelo Legislativo à Prefeitura em 2017. Cerca de R$ 1,5 milhão, segundo o prefeito. (RL)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso