Diário da Região

03/03/2018 - 00h30min / Atualizado 03/03/2018 - 00h26min

NÃO É BRINCADEIRA

Ministro interino do Trabalho é alvo de 22 ações trabalhistas

Uma empresa que foi ligada ao ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, a Fimatec Comércio e Representações, responde a pelo menos 22 processos trabalhistas localizados pelo Estado na Justiça. Em pelo menos oito ações, a empresa de empilhadeiras teve de indenizar os funcionários.

Há reclamações de que a Fimatec não pagava adicional de insalubridade, horas extras, FGTS, férias, 13º salários e até uma ex-funcionária que alega ter sido demitida quando estava grávida.

Yomura foi indicado pelo PTB depois que o partido desistiu de indicar a deputada Cristiane Brasil (RJ) para o Ministério do Trabalho, após decisão do Supremo suspender a posse da parlamentar por ter sido condenada em ações trabalhistas.

O processo mais recente foi o de Carlos Ernani da Silva Vianna, movido em janeiro de 2015. O funcionário alegou que trabalhava de 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. Afirmou fazer duas horas extras diárias, não recebendo para isso. A empresa argumentou no processo que Vianna ocupava cargo de confiança e, portanto, "não se sujeitava a controle de jornada".

Defesa

Em nota, a assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho respondeu que "o secretário executivo Helton Yomura retirou-se da empresa Fimatec no dia 3 de agosto de 2015". "Eventuais processos, antes ou depois da saída do secretário executivo da sociedade, são de responsabilidade da empresa e dos seus atuais sócios."

O contrato social da empresa mostra que as cotas pertencentes a Yomura foram passadas a dois sócios que têm o mesmo sobrenome que o ministro interino. O órgão não respondeu qual é o grau de parentesco dos dois sócios com o petebista. 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso