Diário da Região

09/03/2018 - 22h59min / Atualizado 09/03/2018 - 22h59min

RIO PRETO PERDE UM OURO

Claudiney Batista é obrigado deixar sua terra natal para treinar em São Paulo

Com a pista de atletismo do Eldorado sucateada e cortes no repasse do auxílio-atleta, o medalha de ouro nas Paralímpiadas do Rio treina em São Paulo

Danilo Borges /Brasil2016 Claudiney Batista dos Santos treina no Centro Paralímpico desde janeiro
Claudiney Batista dos Santos treina no Centro Paralímpico desde janeiro

O descaso com o esporte em Rio Preto está fazendo com que mais um atleta de alto rendimento deixe a cidade. Claudiney Batista dos Santos, campeão no lançamento de disco F-56 nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, treina desde o início do ano no Centro Paralímpico, em São Paulo, para compensar a falta de estrutura local. A pista de atletismo do Eldorado está sucateada, não há uma academia adequada e o corte no auxílio-atleta faz diminuir até mesmo o número professores para iniciação e desenvolvimento.

Convocado nesta semana pela Seleção Brasileira para o Open Internacional de São Paulo, Ney ainda fica ao menos uma semana em sua cidade natal. "Uma cidade tão grande e regredindo, a maioria dos atletas indo embora por causa da prefeitura não apoiar o alto rendimento. Estou preso aqui, tenho minha base, família, gostaria de ficar, mas foge do nosso controle", lamentou Ney.

Nesta semana, Ney ainda treinou na pista do Eldorado, mas volta para Capital no fim de semana. "Fico mais tempo lá, são três semana lá e uma aqui. Estou me adaptando na cidade grande, com trânsito, mas quando estou lá só fico no CT. Treino pela manhã, almoçamos lá e já fico para o treino da tarde. Não se compara com o que temos aqui. Lá tenho fisioterapeuta, nutricionista", disse o paratleta, inscrito no Clube Amigos dos Deficientes (CAD/Vetnil/Smel).

Ele é treinado por Flávio dos Santos Silva e no Open Internacional busca o índice A para participar de mais três eventos fora do país. "Estou entre os três melhores do ranking mundial e a meta é o índice", disse o paratleta, que nas competições regionais ainda disputa as provas do lançamento de dardo e arremesso de peso. "Na etapa do Circuito Regional fiz 44,59 metros e o índice A é 45,05m."

A competição em São Paulo será entre 26 e 28 de abril e até lá a meta de Ney é continuar trabalhando para evoluir. "Se for bem ranqueado me credencio para os opens internacionais em Portugal, Alemanha, onde a Seleção vai ficar um mês. Depois tem um open em Paris (na França) também. Tenho um tempinho pra me preparar melhor, estou confiante", emendou Ney.

O caminho para buscar o segundo ouro paralímpico em Tóquio 2020 é longo, mas já está bem planejado por Claudiney. "No ano que vem temos o Parapan e o Mundial. Tudo é a longo prazo, mas vou buscar uma boa marca no Open pensando nas próximas", disse.

Além de Ney, outro atleta que está inscrito pelo CAD estará na Seleção no Open, que integra a série de Grand Prix do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Marivana Oliveira da Nóbrega, que é de Pernambuco, treinava no Rio de Janeiro e agora também está em São Paulo. Ela disputa o peso classe F-35 e, como Claudiney, está entre as três primeiras do ranking mundial.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso