X

Diário da Região

07/03/2018 - 00h30min / Atualizado 06/03/2018 - 19h52min

SELEÇÃO

Artistas contam quais são as canções mais pedidas nos bares de Rio Preto

Evidências, de Chitãozinho & Xororó, é a mais suplicada do estilo sertanejo

A cena é típica no barzinho: chega certo momento da noite que alguém escreve o nome de uma música no guardanapo e pede para o garçom entregar ao músico. Muitas vezes, o desejo é atendimento. Mas quais são, na verdade, as músicas que o público mais pede para os músicos tocarem? Será que é o famoso toca Raul?

Conversamos com 15 artistas que se apresentam na noite de rio-pretense e fizemos a pergunta a eles. Para chegar ao resultado, dividimos em três categorias: sertanejo, pop/rock e MPB.

Nos bares onde a música sertaneja é predominante, o leque das mais pedidas varia entre clássicos sertanejos e a sofrência da nova geração. Os músicos sertanejos ouvidos pelo Diário, que inclui Jorge Gustavo, a dupla Rafa & Nando, Joab Fontes e Padilha Borges, apontaram o clássico Evidências, da dupla Chitãozinho & Xororó, e músicas da nova geração, como Dona Maria, de Thiago Brava, e Apelido Carinhoso, do Gusttavo Lima, como as mais pedidas nos barzinhos.

A cantora Nicoly Maia revela que os hits das cantoras sertanejas também entram na lista. "Existem outras que também são muito pedidas ultimamente, como as músicas da Marília Mendonça".

Quando o assunto é rock, são só os clássicos que dominam. O famoso toca Raul!, claro, está entre as mais pedidas, segundo os músicos entrevistados pelo Diário. Para escolher as três mais pedidas do rock, entrevistamos o cantor Bruno Britto e músicos das bandas Segunda Época, Marvivo, Road Brother e Dark Moon.

Apesar de o leque de canções do pai do pock brasileiro ser grande, a mais pedida do Raul Seixas é a famosa Maluco Beleza. Para completar a lista da top três estão Mulher de Fases, dos Raimundo, e Sweet Child O' Mine, do Guns 'n Rose.

Músicas das bandas Nirvana, Los Hermanos, CPM 22 e Led Zeppelin também são citadas, mas não entraram na lista das três mais pedidas do gênero. "A galera vibra quando toco Mulher de Fases. Essa é a preferida da galera", revela o cantor Bruno Britto.

O músico também citou algumas canções que ele gosta de cantar. "Quando eu vou tocar, eu até brinco com o pessoal, que eles só pedem Guns e Nirvana. Eu gosto de mandar um rock brasileiro. Claro que eu gosto de tocar as internacionais, mas é ouvir a galera cantando um som do Brasil, é outra vibe.".

Quando o assunto é música popular brasileira, a safra de artistas é grande e a disputa para saber quais são as músicas mais pedidas não é fácil. Entrevistamos os músicos Fred Pala, Zu Laiê, Lauro José, Alessandra Lofran e Guilherme Amaral e, segundo eles, as mais pedidas pelo público nos barzinho são: Malandragem, de Cássia Eller, João de Barro, famosa na voz de Maria Gadú, e Telegrama, de Zeca Baleiro. "A MPB é muito ampla e, dependendo do local, incluo no repertório Zeca Pagodinho e outras músicas de samba raiz", explica Alessandra Lofran.

Geralmente, os músicos de MPB também acabam incluindo no repertório músicas de samba e bossa nova e até as de rock mais lentas, como Tempo Perdido, da banda Legião Urbana, e Epitáfio, dos Titãs.

(Colaborou João Pinheiro)

Mais tocadas

Sertanejo

  • Evidências - Chitãozinho & Xororó
  • Apelido Carinhoso - Gusttavo Lima
  • Dona Maria - Thiago Brava

Rock

  • Mulher de Fases - Raimundos
  • Sweet Child O' Mine - Guns n' Roses
  • Maluco Beleza - Raul Seixas

MPB

  • João de Barro - Maria Gadú
  • Malandragem - Cássia Eller
  • Telegrama - Zeca Baleiro

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso