Diário da Região

05/03/2018 - 18h27min / Atualizado 05/03/2018 - 18h27min

LUTO

Atriz Tônia Carrero deixa marca no teatro, cinema e TV

Divulgação Talentosa e bela, Tônia Carrero tinha 95 anos
Talentosa e bela, Tônia Carrero tinha 95 anos

Desde 2013, Tônia vivia reclusa. Seu filho, Cecil Thiré, havia confirmado que a mãe sofria de uma doença grave que lhe impedia de andar e se comunicar. Mas não foi isso que a matou. Tônia havia sido internada na Clínica São Vicente, no Rio, para o tratamento de uma úlcera, mas teve uma parada cardíaca no sábado, 3, e não resistiu. Tinha 95 anos. A artista foi velada no Theatro Municipal e cremada nesta segunda-feira, 5, no cemitério do Caju.

Tônia foi certamente uma das mulheres mais belas do seu tempo, uma beleza nórdica que a levou a ser comparada a Ingrid Bergman e impulsionou sua carreira. Em 2017, completaram-se 70 anos de sua estreia - tinha 24 quando fez, na Vera Cruz, Querida Susana, com direção do italiano Alberto Pieralisi.

Cinco anos depois, Tônia e Anselmo fariam dupla em Tico-Tico no Fubá, e desta vez a receptividade foi estrondosa. O filme dirigido por outro italiano, Adolfo Celi, ostenta até hoje a reputação de ser um dos melhores da Vera Cruz.

Tônia nasceu Maria Antonietta de Farias Portocarrero, no Rio, em 1922. Filha de um general, a garota graduou-se em educação física. A arte pode não ter vindo diretamente do primeiro marido, o artista Carlos Arthur Thiré, com quem teve o filho. Mas acompanhá-lo quando foi viver na França permitiu a Tônia estudar interpretação em Paris. Estreou em 1949 no Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC, em São Paulo, em Um Deus Dormiu Lá em Casa, com Paulo Autran. E não parou mais.

Tônia brilhou intensamente no teatro e na TV, mas sua participação no cinema foi aquém das suas possibilidades. Tanto talento e tanta beleza deveriam ter marcado mais as nossas telas.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso