Diário da Região

10/03/2018 - 00h30min / Atualizado 09/03/2018 - 19h14min

NARRATIVA

Artista visual Solange Tesla apresenta suas ilustrações na Casa de Criar

Artista visual apresenta 18 ilustrações inéditas no escritório de arte

Guilherme Baffi 8/3/2018 Exposição Casa de Criar
Exposição Casa de Criar

Em 2006, o artista visual Juny Kp, de Rio Preto, fez uma imersão artítica no Atelier Amarelo, um programa de bolsa-residência da Secretaria de Estado da Cultura, que promove intervenções urbanas no bairro da Luz, em São Paulo, e no seu entorno. No projeto, ele conheceu a artista visual Solange Ardila Tesla, conhecida pelos seus trabalhos em desenho, ilustração, fotografia, ações urbanas e vídeo.

Nos últimos anos, os artistas mantiveram contato. Mas só agora conseguiram se encontrar novamente para uma nova parceria. Até o dia 13 de abril, a artista estará expondo 18 trabalhos no espaço independente Casa de Criar, que é dirigido por Juny Kp e Carolina Manzato. Denominada Danço meu cotidiano por entre frutos e divindades, a mostra foi lançada na última quinta-feira, 8, no espaço. Os visitantes lotaram o local.

A exposição reúne uma coleção de trabalhos inéditos realizados pela artista de São Paulo. Ao todo, o público irá conferir 12 ilustrações de 59x42cm e seis medindo 29x21cm. Nos desenhos, em alguns momento a expressividade da linha solta se alinha à mancha. Já em outros, o gravite e a massa chapada do nanquim se mesclam a um imaginário permeado por frutos e animais.

A artista afirma que a série de trabalhos, chamada Tipos móveis: ótica compulsiva, permeia um imaginário que assoma a um cotidiano fantástico inspirado pelo livro Nadja de Breton, no qual ele lança a célebre frase a beleza será convulsiva ou não será. "Neles a figura humana se destaca formando um mosaico de cenas que despertam lembranças de minha infância e uma relação conceitual que permeia o movimento e paralisia", explica.

Juny Kp, que assina como curador da exposição, afirma que os trabalhos de Solange são como partituras preenchidas com notas em linha e cor. "Um trabalho rítmico, fugaz, com cenários que remetem a um cotidiano profano e sagrado. Percebe-se a artesania na linha e na mancha de cada obra apresentada", revela.

Artista

Solange Ardila Tesla viveu em Bogotá, onde cursou a faculdade de artes na Universidad Nacional de Colômbia. Frequentou o curso deHistória da arte latino-Americanacom Ivonne Pini, eConceito e meiocom o crítico de arte e professor José Hernan Aguilar. Lecionou como professora convidada nas aulas deApreciação da música brasileira,na Pontifícia Universidad Javeriana, em 2001, e no mesmo ano iniciou trabalhos em educação no MAM-Bogotá e no Museu Nacional de Colômbia.

Em São Paulo, a partir de 2002, desenvolveu projetos educacionais artísticos em diversos museus e instituições culturais. Atualmente trabalha como docente nas disciplinas de História da arte brasileira; Dança, happening e performance; Desenho; Arte-educação em museus e Arte e cultura digital. Foi artista residente do Atelier Amarelo, em que desenvolveu o projeto Como compulsar, passar, tanger.

Serviço

  • Exposição Danço meu cotidiano por entre frutos e divindades, de Solange Ardila Tesla. Até dia 13 de abril, na Casa de criar, escritório de arte (rua silva jardim, 2258 - Boa Vista). Informações: (17) 99131-8500.

Obra de Marina Colasanti é explorada

Divulgação Encontro é um incentivo à leitura e à literatura
Encontro é um incentivo à leitura e à literatura

Além da exposição com obras de Solange Ardila Tesla, a Casa de Criar coloca em prática outro projeto do escritório de arte. Trata-se de mais uma edição do Projeto Casa de Criar: Ações Literárias, que busca ampliar a bagagem literária e o hábito de leitura dos participantes. Neste sábado, 10, às 10h, na Biblioteca Municipal, o projeto promove um encontro com o professor Leandro Passos, que abordará O Sagrado e o Profano, de Marina Colasanti.

A professora Carolina Manzato, idealizadora do projeto afirma que Marina é uma das maiores escritoras de contos, crônicas e romances infantojuvenis e adultos, e Leandro Passos é doutor em literatura e estudioso da obra da escritora. "Èla é uma escritora maravilhosa e ganhou Jabutis. Tem uma obra relevante e merece que as pessoas tomem conhecimento de seu trabalho."

No encontro, Passos irá falar um pouco sobre a obra da escritora, que conta com mais de cinquenta títulos publicados no Brasil e no exterior, entre os quais livros de poesia, contos, crônicas, livros para crianças e jovens e ensaios sobre os temas literatura, o feminino, a arte, os problemas sociais e o amor.

Até quinta-feira, 8, 155 haviam se inscrito para participar do encontro. O projeto foi contemplado no edital do ProAC de estímulo à leitura em bibliotecas municipais e é uma extensão do projeto Roda de Leitura da Casa, iniciado, em 2015. Os encontros mensais serão realizados até outubro deste ano. O próximo será no dia 7 de abril, às 10h, na biblioteca. O professor Leandro Passos irá abordar a obra de Conceição Evaristo.

Serviço

  • Encontro do projeto Casa de Criar: Ações Literárias. Neste sábado, 10, das 10h às 12h, no auditório da biblioteca. Informações: (17) 98167-2000.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso