Diário da Região

09/03/2018 - 00h30min / Atualizado 08/03/2018 - 18h53min

Aniversário da Cidade

Exposição de Victor Natureza traz fotos de Rio Preto feitas em um balão

Trabalho faz parte das ações comemorativas pelo aniversário da cidade

Victor Natureza/Divulgação Fotógrafo registrou alguns dos principais pontos de Rio Preto do alto
Fotógrafo registrou alguns dos principais pontos de Rio Preto do alto

O fotógrafo Victor Natureza é um apaixonado pela paisagem urbana de Rio Preto, por fotografar e contar sua história. Mas há dois anos, aproximadamente, ele teve a oportunidade de olhar para sua terra natal de um novo ângulo ao realizar um voo de balão pela cidade. Em uma só tacada, Victor realizou dois sonhos, o de voar de balão e o de fotografar Rio Preto do alto. Desse voo nasceu a exposição São José do Rio Preto em um Balão, em cartaz na Praça 2 de Eventos do Riopreto Shopping até o dia 20 de março como parte da programação do shopping em comemoração ao aniversário da cidade.

"Sempre sonhei em fazer um voo de balão, já tinha estudado as possibilidades, conversado com pessoas que já haviam feito, mas sempre surgia um empecilho. Ou eu não tinha dinheiro no momento ou o passeio estava meio longe, porque, no geral, eles são feitos no campo. E no campo não me interessava tanto. Como fotógrafo, eu preferia a cidade, como aconteceu", recorda.

O voo, um convite do Riopreto Shopping para fotografar o centro de compras do alto, começou na represa, o que permitiu que Victor sobrevoasse grande parte da cidade, especialmente a região central, onde estão alguns dos principais prédios e pontos marcantes para Rio Preto e para o próprio fotógrafo, que cresceu na área e sempre passou por ali em suas caminhadas.

"Foi sensacional, a realização de um sonho, fiquei muito feliz, agradeço muito essa oportunidade que tive. Mesmo que voe mais uma vez de balão, dificilmente a sensação se repetirá. Voar pela minha cidade, passando pelo centro, vendo os pontos onde cresci, foi sensacional. E ainda tinha o meu sonho de fazer fotos aéreas da cidade, o que realizei no mesmo dia", comemora.

Na exposição, o público poderá ver lugares históricos da cidade de um ângulo diferente como: Represa Municipal, Basílica Menor de Nossa Senhora da Aparecida, Marmitão, Catedral, Beneficência Portuguesa, Hospital de Base, Hospital da Criança, Igreja da Redentora, Swift, Anfiteatro Nelson Castro, Júpiter Olímpico, entre outros.

"Assim que soube do voo, já comecei a pensar nos lugares que gostaria de fotografar, mas como o balão voa de acordo com a corrente de ar, tive que fazer fotos a partir da trajetória do balão, conforme dava certo no momento. Então fui na raça, clicando tudo que via como interessante, o que me despertava o olhar na hora. Tinha que analisar o sol também, qual lado fotografar. Mas o resultado foi incrível", explica.

Segundo Victor, a oportunidade de ver Rio Preto do alto abriu seus olhos para detalhes nunca vistos em pontos pelos quais ele já estava acostumado a olhar. "Ter esse ângulo diferente foi sensacional. Sou apaixonado pela fotografia de rua, vi muito aqueles prédios de baixo, do chão. E ver tudo lá de cima foi sensacional. É um olhar diferente que me deu detalhes de muitos desses prédios, detalhes que nunca havia observado."

História

Além das imagens, o público também poderá conhecer curiosidades de cada uma das imagens sob o olhar do fotógrafo. Trata-se de um desejo de Victor de sempre acrescentar informações extras às imagens. "É algo que venho tentando fazer em todas as minhas exposições. Não quero só mostrar as fotografias, mas contar histórias."

Entre as histórias estão detalhes de cada um dos lugares e referências pessoais, elementos pessoais que levam ao público a conexão entre fotógrafo e espaço. "Como cresci por ali, quis expressar também a relação daquele lugar comigo. A igreja da Redentora, por exemplo, foi onde meus pais casaram e fui batizado. Passei pela casa onde cresci, pelas ruas. Quis mostrar minhas experiências pessoais também", afirma.

Serviço

  • Exposição São José do Rio Preto em um Balão, em cartaz até o dia 20 de março no Riopreto Shopping

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso