Diário da Região

16/03/2018 - 18h54min / Atualizado 16/03/2018 - 19h41min

RESGATE DA HISTÓRIA

Guilherme Baffi lança projeto em que distribui cartões-postais com imagens de Rio Preto

Para resgatar esta antiga forma de mensagem, o repórter fotográfico do Diário da Região, Guilherme Baffi, lançou um projeto em que imprimiu bilhetes estampados com imagens do cotidiano para distribuir pela cidade

Guilherme Baffi Cartões Postais de Rio Preto
Cartões Postais de Rio Preto

Há quanto tempo você não vê ou recebe um cartão-postal? Comum antigamente, o papel retangular contendo normalmente uma fotografia ou ilustração, que era enviado como mensagem, sem envelope, para amigos e familiares ou para colecionar, está quase extinto em Rio Preto. Para resgatar esta antiga forma de mensagem, o repórter fotográfico do Diário da Região, Guilherme Baffi, lançou um projeto em que imprimiu bilhetes estampados com imagens do cotidiano para distribuir pela cidade.

Com 15 anos de carreira, Baffi herdou do pai Edson Baffi, que faleceu em 2011, a paixão pela cidade natal. A iniciativa, neste cenário, é lançada na semana em que Rio Preto completa 166 anos de fundação e homenageia a cidade do Noroeste Paulista.

Para ilustrar os cartões-postais, o fotógrafo clicou pontos turísticos e históricos da cidade. Entra na lista a Basílica Menor Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Represa Municipal, a ciclovia, o teatro municipal Humberto Sinibaldi Neto, a Swift e o Riopreto Shopping Center. "São locais que retratam a arquitetura da cidade, seu povo, o espírito esportivo e a história."

O fotógrafo afirma que é apaixonado por Rio Preto e queria de alguma forma honrar a cidade. "Minha ideia foi eternizar Rio Preto para a os rio-pretenses." Segundo ele, antes de lançar o projeto, ele percorreu as bancas de jornais da cidade e não encontrou os postais. "Eles ficaram esquecidos no passado. Por isto, decidi criar esta iniciativa e resgatar este costume comum do passado."

Baffi imprimou mais de 20 mil cartões-postais, que estão sendo distribuídos gratuitamente para os moradores de Rio Preto. Os rio-pretenses podem apanhar os postais, por exemplo, no Riopreto Shopping Center. Para complementar o projeto, foi lançada uma exposição no centro de compras com as seis fotos que estampam os bilhetes e mais quatro imagens, que ganharam legendas explicativas. O público verá o cotidiano de Rio Preto, que inclui a avenida Alberto Andaló, o Calçadão, o Cristo Redentor e avenida Bady Bassitt.

Os cartões também estão sendo compartilhados em algumas linhas de transporte de ônibus da cidade. Os bilhetes também podem ser recolhidos em pontos como o Mercadão Municipal e as tradicionais bancas de jornais. "Algumas pessoas já me disseram que pegaram os cartões e mandaram para parentes de fora."

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso