X

Diário da Região

23/03/2018 - 10h16min

RESPEITO AO PEDESTRE

Descubra como funcionam as lombofaixas de Rio Preto

Ela é uma faixa de pedestre mais elevada, que é instalada em pontos onde circulam muitas pessoas, como em frente a hospitais, supermercados e escolas

Luciano Ramos lombofaixa
lombofaixa

Você certamente, andando pelas ruas de Rio Preto, já atravessou ou passou de carro por uma lombofaixa. Ela é uma faixa de pedestre mais elevada, que é instalada em pontos onde circulam muitas pessoas, como em frente a hospitais, supermercados e escolas.

Muitas pessoas não sabem com funcionam, principalmente quem vem de fora. Eles estranham, não sabem a hora que podem atravessar. Essas são dúvidas constantes para quem passa por elas. 

 As “faixas elevadas de pedestres”, mais conhecidas como lombofaixas, foram implantadas em Rio Preto no ano de 2015 e sua principal finalidade é permitir acessibilidade e segurança aos deficientes físicos, visuais e para a população em geral. Pelo fato de ser elevada fica mais visível e faz com que o condutor do veículo diminua a velocidade.

Elas são realmente altas, ficam no nível da calçada (desde que tenha a altura máxima de 15 centímetros) e são ligadas de guia a guia para facilitar o acesso do público. Nas calçadas também são implantados pisos específicos para conduzir o deficiente visual ao equipamento.

Segundo a Secretaria de Trânsito e Segurança, os motoristas já estão se adaptando as lombofaixas. Em nota, a pasta afirma que em geral "estão respeitando mais que a faixa de pedestre, até mesmo pela elevação e visibilidade."

Mas nem todos os motoristas respeitam. “Infelizmente ainda não são todos os condutores que têm essa consciência, mas felizmente o índice de condutores que respeitam a lombofaixa está aumentando a cada dia", diz a pasta em nota.

A intenção da secretaria é implantar mais lombofaixas na cidade por acreditar que é um equipamento essencial nos dias atuais. Países na Europa utilizam muito desse recurso.

Uma lombofaixa tem a largura entre 4 e 5 metros (em Rio Preto são utilizados 4 metros) e o comprimento da via, entre as guias da calçada (geralmente 9 metros), na área onde é pintada a faixa de pedestre, nas laterais são rampadas para o acesso dos veículos, com setas indicativas com a largura de 1,5 metros me média cada lado em toda a extensão da lombofaixa, assim ela em linhas gerais mede 7,00m x 9,00m, totalizadas

A fiscalização das lombofaixas é realizada no dia a dia do trânsito, e a legislação aplicada é semelhante às faixas de pedestres. Se o condutor for flagrado desrespeitando a faixa ou lombada é autuado.

Rio Preto tem um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, chamado MOVIMENTO PAULISTA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO que vai implantar mais 15 lombofaixas.

As lombofaixas que serão contempladas serão nos seguintes locais:

- Rua Antonio de Godoi entre Ruas Joaquim de Souza barbeiro e Roberto Mange; - 01 unidade

- Rua Dr. Raul Silva, próximo ao nº 1863 - APAE - 01 unidade

- Av. Danilo Galeazzi, defronta aos Supermercados larangão, próximo à av. Antonio Marques dos Santos - 02 unidades;

- Av. Dr. Antonio Bahia Monteiro, próximo av. Murchid Homsi (Hospital Austa) - 01 Unidade;

- Rua Conselheiro Saraiva x Rua Pedro Amaral - 01 unidade;

- Av. Francisco Chagas Oliveira, prox. av. Faria Lima (Riopreto Shopping Center) - 02 Unidades;

- Rua Coronel Spínola Castro prox. Rua Siqueira Campos - 01 unidade;

- Av. Danilo Galeazzi, defronte à UPA Jaguaré - 02 unidades;

- Av. dos Estudantes, defronte ao cemitério São João Batista - 02 unidades;

- Rua XV de Novembro próx. rua Luiz Vaz de Camões (Beneficência Portuguesa) - 01 Unidade;

- Rua Voluntários de São Paulo, próximo Rua Independência (Hosp. Sta Helena) - 01 unidade

(Colaborou: Luciano Ramos)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso