Diário da Região

08/03/2018 - 22h31min / Atualizado 08/03/2018 - 22h31min

SAÚDE

Imunização contra catapora passa a ser em duas doses

Medida evita surtos da doença e reforça proteção contra o vírus da varicela

Millena Grigoleti 8/3/2018 Eliane Francisca da Silva, mãe de Vitória, de 6 anos: ela vai tirar com o pediatra as dúvidas sobre a vacina
Eliane Francisca da Silva, mãe de Vitória, de 6 anos: ela vai tirar com o pediatra as dúvidas sobre a vacina

Os pais e responsáveis por crianças com idade entre 4 e 7 anos incompletos (6 anos, 11 meses e 29 dias) devem procurar as unidades de saúde para que os filhos tomem a segunda dose da vacina contra varicela, popularmente conhecida como catapora. Ela está disponível em todos os postinhos de Rio Preto. A ampliação do número de aplicações passou a valer em fevereiro.

"Com a segunda dose é possível corrigir eventuais falhas vacinais da primeira e aumentar a proteção destas crianças contra a doença", explica Michela Dias Barcelos, gerente de imunização da Secretaria Municipal da Saúde. A aplicação minimiza o risco de surto da doença, causada por um vírus. "Uma dose única da vacina protege contra complicações da varicela, no entanto, um pequeno percentual destas crianças pode desenvolver a doença mesmo que de forma mais branda", fala Michela. De acordo com a Saúde, em 2016 foram diagnosticados 510 casos da enfermidade; em 2017 foram 322.

A primeira dose já integra o calendário de vacinação desde 2013 e deve ser administrada quando a criança tem 15 meses de vida. Ela faz parte da fórmula da tetra viral, que também protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Quando a tetra não está disponível, é aplicada a vacina contra catapora e a tríplice viral, que bloqueia as outras doenças.

Vitória, de 6 anos, já tomou a primeira dose. A mãe, Eliane Francisca da Silva, dona de casa de 28 anos, acha importante ministrar todas as vacinas na filha e vai tirar as dúvidas sobre a mudança com o médico do posto do Eldorado. "Amanhã (sexta-feira) ela tem consulta com o pediatra, já dou uma perguntada."

Daniele Amorim Góes, cabeleireira de 26 anos, também mantém em dia a carteirinha do filho Miguel, de um ano e quatro meses, que ainda não tem idade para tomar a segunda dose. "Ele faz acompanhamento com pediatra. Pretendo dar a vacina, eles falam que é importante."

As crianças que ainda não tiverem tomado nenhuma dose da vacina e cujos pais forem iniciar agora o calendário devem esperar pelo menos 30 dias entre uma aplicação e outra.

Em 2017, foram aplicadas 3,7 mil doses da vacina contra catapora e 1.895 doses únicas da tetra viral nas unidades básicas de saúde de Rio Preto.

A doença

Quem tem catapora uma vez está imune para o resto da vida. De acordo com a infectologista Marcia Wakai, antes de aparecerem as lesões pode surgir uma febre baixa. Em média, o período de evolução das marcas na pele é de sete dias. "Geralmente, a doença não apresenta risco de vida, porém pode ter complicação principalmente em adultos ou pacientes com imunidade diminuída."

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso