Diário da Região

10/03/2018 - 00h30min / Atualizado 10/03/2018 - 09h03min

DESCASO

Santa Casa transporta pacientes pela rua

Eles são levados em maca do hospital até a unidade de radioterapia

Divulgação Paciente com câncer é transportada por fora da Santa Casa
Paciente com câncer é transportada por fora da Santa Casa

Pacientes internados na Santa Casa de Rio Preto estão sendo transportados por fora da unidade, sem ambulância e na maca, do hospital até a unidade de radioterapia, que fica atrás do prédio. O caminho é de aproximadamente um quarteirão. A situação ocorreu pelo menos nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9.

O transporte é feito pela rua Tiradentes, em meio ao trânsito intenso do bairro Boa Vista. Ao chegar à rua Capitão José Verdi, é preciso atravessar para chegar à unidade de radioterapia. A filha de uma das pacientes registrou em vídeo um dos episódios, que durou pouco menos de quatro minutos. Uma pessoa que não é contratada da instituição precisou ajudar a funcionária a fazer o trajeto puxando a maca. Em alguns momentos, os veículos precisaram desviar da maca.

O procedimento foi adotado por duas vezes com Aparecida Donizeti Perle Rodrigues, de 61 anos, que luta contra um câncer que começou no rim - foi necessário retirar um dos órgãos - e se espalhou pela coluna. Ela não anda nem pode ficar sentada. Desde segunda-feira, 5, está internada, e na quinta e na sexta-feira precisou ir até a Unidade Regional de Radioterapia.

"Ontem (quinta) quando a gente foi tinha sol, a hora que voltou estava chuviscando", afirma a filha de Aparecida, a auxiliar de limpeza Cléia Rodrigues, de 43 anos. "Fui questionar uma das chefes. A hora que questionei se era normal ela respondeu para mim que era norma do hospital", conta.

Aparecida era atendida no Instituto do Câncer, mas desde novembro a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), da Secretaria de Estado da Saúde, determinou que todos os moradores de Rio Preto com neoplasias fossem encaminhados à Santa Casa, e não mais ao Instituto do Câncer (ICA), vinculado ao Hospital de Base, que está responsável pelos pacientes da região e com tumores raros, no sangue, que precisam de transplante e infantis.

"É revoltante. A gente passa o ano inteiro pagando imposto para ser tratado desta forma", diz Cléia. A auxiliar de limpeza relata ter visto outras pessoas esperando para serem transportadas também por fora do hospital, algumas em cadeiras de rodas.

Hospital admite

O provedor da Santa Casa, Nadim Cury, diz desconhecer a razão para os transportes por fora da instituição. Ele acredita que algum dos funcionários deixou de chamar a empresa contratada para fazer o transporte dos pacientes até a radioterapia. "Alguém tomou a conduta errada e não chamou a Cene Hospitalar", afirma. Ele garante que na próxima segunda-feira, 12, tentará descobrir o que ocorreu.

Nadim admite que transportar os pacientes pela rua era uma prática do hospital. "Com uma cama de último tipo, custa R$ 12 mil só aquela cama." Desde o fim de janeiro, no entanto, segundo o provedor, foi preciso contratar uma empresa para prestar o serviço por causa do aumento da demanda provocado pelo encaminhamento de quase todos os pacientes oncológicos de Rio Preto para o hospital.

Segundo ele, antes chegavam a se passar duas semanas sem que nenhum paciente precisasse percorrer a distância de um quarteirão em uma maca. "Hoje são de um a dois, tem semana que tem três", diz.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso