Diário da Região

03/03/2018 - 20h34min / Atualizado 03/03/2018 - 20h34min

É MANCHETE

Exposição de capa do Diário no Cidade Norte marca aniversário de Rio Preto

Exposição de capas do Diário da Região, que começa nesta segunda-feira no Shopping Cidade Norte, conta a história de Rio Preto por meio das edições do dia 19 de março, aniversário da cidade

Diário da Região Quarta-feira, 19 de março de 2008
Domingo, 19 de março de 2017
Quarta-feira, 19 de março de 2008 Domingo, 19 de março de 2017

Uma exposição de capas do Diário da Região que começa nesta segunda-feira, 5, conta a história de Rio Preto por meio das manchetes do jornal. Em comemoração ao aniversário de 166 anos do município, foram selecionadas 31 capas do impresso. Todas são do dia 19 de março, da data anterior ou seguinte, nos casos em que a celebração caía em uma segunda-feira, quando não há circulação do jornal impresso. A mostra ficará na entrada principal do Shopping Cidade Norte até o dia 19 de março. Na segunda-feira, haverá um coquetel de lançamento para autoridades.

Foram selecionadas capas de diversos assuntos importantes no cenário local e também mundial, como a chegada e a caminhada do homem no espaço cósmico, em 1965. O russo Alex Leonov afastou-se cinco metros da aeronave e ficou 20 minutos fora dela. As capas de destaque que estão na mostra apresentam também notícias como inaugurações de obras, bons motivos para viver na cidade, planos para os anos 2000 e, claro, como não poderia deixar de ser, o aniversário da cidade. Em 1990, Rio Preto já era considerada a 29ª mais desenvolvida do País. Outra preocupação foi mostrar, na exposição, problemas antigos ainda sem solução definitiva, como enchentes e dengue.

"Para o jornal, suas capas e manchetes mostram o crescimento de uma cidade que se transformou de 'um grande sertão paulista' ou 'última parada do trem' para uma referência nacional pelos serviços e qualidade de vida que oferece", está escrito em tela da exposição. Em 2017, a empresa de consultoria e estratégia Macroplan colocou Rio Preto no pódio entre as melhores cidades grandes do Brasil. Estudo avalia educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade

O Diário da Região é o maior jornal do noroeste paulista. Fundado em 1950, circula em 75 municípios e sempre foi vanguarda. Em 1983, a capa mostra que quatro unidades impressoras uma dobradeira off-set foram instaladas em março daquele ano na empresa.

Para Allexandre Silva, gerente de comunicação do Shopping Cidade Norte, uma exposição como essa é muito importante. "Pois mostra a evolução da cidade, que foi retratada pelas capas do jornal."

Segundo Fabiano Castro Buzzini, diretor do Grupo Diário da Região, participar de um projeto como esse é uma grande honra para o Diário da Região. "Além da oportunidade de contar mais um pouco de nossa trajetória, iniciada em 23 de julho de 1950, é uma forma de manifestar apoio a projetos que valorizam nossa cidade. Em relação ao Shopping Cidade Norte, temos a grata satisfação de verificar o sucesso de empreendedores que apostaram e investiram na Região Norte, que é uma região com vida própria e que tem uma atividade produtiva pulsante".

O historiador Fernando Marques considera que desde seu nascimento Rio Preto é acompanhada pela imprensa. Para ele, o Diário da Região foi decisivo em vários momentos da história local. "Inclusive para decisões políticas, eleições. A capa continua sendo o chamariz para as pessoas comprarem o jornal. Teve capas que chegaram a derrubar políticos, então acho importantíssimo resgatar essas matérias."

Marques lembra que o Diário iniciou suas atividades em 1950, quando Rio Preto começava a se destacar. "Foi justamente quando o jornal cresceu. O Diário da Região e a história da cidade se confundem. A importância dessas capas é fundamental para as pessoas verem como ele foi importante para informar, nortear as pessoas na hora de resolver os seus problemas com a comunidade", afirma. "Não é tendencioso. É um jornal que está mostrando. É 100% falando da cidade, 100% abrindo com a manchete falando de algum problema ou algo muito bom. Apontando problemas e também soluções, e trazendo a palavra dos colaboradores e munícipes", considera.

O historiador Agostinho Brandi também acredita que a exposição é importante, pois ela serve para mostrar a evolução do jornal e os fatos principais que serviram de manchete. "Daí dá para se conhecer um pouco da evolução também da própria cidade, seus problemas, alguns não resolvidos e que voltam de vez em quando à cena, pela gravidade. Ali tem os fatos mais importantes, as manchetes e assuntos variados também. Política, economia, esporte, moda", afirma. Brandi analisa que é possível, pelas primeiras páginas das edições, observar inclusive a evolução regional.

Serviço

  • Exposição "Rio Preto 166 anos", no Shopping Cidade Norte. Avenida Alfredo Antônio de Oliveira, número 2077. Jardim Planalto (Cruzamento da Av. do Linhão). Telefone: (17) 2137-6070. A mostra vai até 19 de março e está montada na entrada principal. Horário para visitação: De segunda a sábado das 10h às 22h. Aos domingos e feriados das 11h às 21h

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso