X

Diário da Região

13/03/2018 - 11h37min / Atualizado 13/03/2018 - 23h58min

SAÍDA TEMPORÁRIA

Saidinha põe nas ruas 1.541 presos

Ganha benefício o preso que é considerado de bom comportamento

Mara Sousa Eles vão ganhar a liberdade sem tornozeleira eletrônica, devido a disputas judiciais entre empresas
Eles vão ganhar a liberdade sem tornozeleira eletrônica, devido a disputas judiciais entre empresas

A partir das 6h da manhã de quarta-feira, dia 15, 1541 presos do no Centro de Progressão Penitenciária "Dr. Javert de Andrade" de Rio Preto, vão para ruas, beneficiados por sete dias de saida temporaria, condedidas pela Justiça.

Na última saidinha de presos, concedida de 22 a 28 de dezembro de 2017, 38 detentos aproveitaram a oportunidade para não retornar a unidade prisional e entraram para lista de foragidos. Somente no ano passado 191 criminosos desapareceram durante a saída temporária.

O juiz da Vara de Execução Criminais de Rio Preto, Zurich Oliva Costa Netto, responsável pela decisão, veto 16 presos que estavam na lista inicial enviada pela Secretaria de Administração Penitenciária. Os motivos para negar o pedido vão desde a falta de comportamento, atraso no retorno da última saída do final do ano ou por terem descumprido as condições de saídas anteriores.

A primeira saida temporaria de 2018 vai repetir o quadro de insegurança das cinco saidinhas do ano passado, quando os detentos ganharam o direito de passar o tempo, mas sem o monitoramento a distância feito pelas tornozeleiras eletrônicas.

O equipamento não está sendo fornecido pela SAP desde 2016, enrolada com uma briga judicial entre duas empresas fabricantes das tornozeleiras, Synergye e Spacecom.

Sem tornozeleiras, o monitoramento dos presos fica a cargo da Polícia Militar que já recebeu a lista dos nomes e endereços em que os presos disseram que vão passar os setes dias de liberdade.

 

Arte - Saidinha (clique na imagem para ampliar)  (Foto: Editoria de Arte)

O porta voz da PM de Rio Preto, capitão Rafael Henrique Helena diz que a corporação vai dar atendimento a todas as denúncias de crimes que envolvam presos beneficiados com saída temporária e iria relatar ao juiz da Vara de Execução Penal para que sejam aplicadas as punições.

A PM terá que direcionar as viaturas para aumentar o patrulhamento nas imediações dos endereços de residências fornecidas pelos presos, mas na prática, os policiais reclamam ser impossivel monitar os detentos 24 horas por dia.

Pelas regras estabelecidas pela Justiça, os presos não podem se ausentarem da cidade do endereço indicado, a não ser para ida até ele e para retorno ao presídio. Eles também estão proibidos de frequentar bares e ingerirem bebida alcoólica, sob pena de serem imediatamente enviados para trás das celas.

A saidinha temporária movimenta a entrada do CPP com alto trânsito de veículos, principalmente ônibus e vans, fretadas pelos parentes dos presos, para transportá-los de Rio Preto até suas cidades de origem. Além disto, a frente da unidade prisional fica lotada com a presença de familiares a espera da saída dos presos.

Até o fechamento desta edição a Secretaria de Administração Penitenciária não respondeu qual a previsão de entrega de tornozeleiras para as unidades prisionais de Rio Preto. A informação interna é de que o assunto depende de decisão da Justiça.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso