Diário da Região

02/03/2018 - 22h19min / Atualizado 02/03/2018 - 22h19min

A NATUREZA RESSURGE

Moradores recuperam área degradada no São Marcos

Moradores se unem e fazem ressurgir a natureza em área antes degradada no Jardim São Marcos

Guilherme Baffi 2/3/2018 Valdirene Dionísio, presidente da associação do bairro, na lagoa hoje imponente dentro da área verde e que há pouco mais de um ano não ocupava mais que uma pequena porção de 20 metros quadrados
Valdirene Dionísio, presidente da associação do bairro, na lagoa hoje imponente dentro da área verde e que há pouco mais de um ano não ocupava mais que uma pequena porção de 20 metros quadrados

Alguma vez você desistiu de algo que parecia impossível? A Comunidade Água Nascente São Marco não conhece a palavra "desistência" quando se trata de proteger uma das nascentes do córrego dos Macacos, um dos principais afluentes do rio Preto e por isso fundamental para o abastecimento de água do município. Unidos, transformaram uma área de 60 mil metros quadrados degradada e fizeram ressurgir a natureza em todo seu esplendor.

Prova disso é que a lagoa existente no local, antes restrita a uma pequena porção de apenas 20 metros quadrados, hoje ocupa metade do terreno, de uma ponta à outra, e hoje é cinco vezes maior. Bom para o estudante Lucas Portilio, que adora pescar ali. Para ele, é um ótimo momento de lazer.

Valdirene Dionísio, presidente da associação, disse que o volume de água começou a aumentar há um ano, numa pronta resposta à preservação promovida pelos moradores. "Percebemos que existem duas minas de água e ela escorrem diretamente para a lagoa. Com isso, e com a ajuda da chuva, foi acumulando e hoje temos a alegria de ver esse milagre de Deus."

Samir Barcha, professor de Geologia aposentado, explica que aquela é uma região rica em volume hídrico no subsolo em razão das nascentes e olhos d'água no entorno do Córrego dos Macacos."Por esse motivo é totalmente normal esse acúmulo de água. Mas sem a população, nada disso seria possível."

Trajetória de conquistas

A luta começou em 2014, quando os moradores do bairro perceberam que o ar estava com um forte odor devido ao cheiro de estrume do gado. Era o sinal claro de que a área verde do bairro estava ameaçada e iniciaram a luta pela retirada dos animais. Após muita persistência, conseguiram finalmente limpar o terreno. Era só o primeiro round. Depois, o local ainda sofreria com o descarte ilegal de lixo.

Sandra Campos, vice-presidente da Associação Comunidade São Marco, lembra muito bem como foi essa mobilização em nome do verde. "Foi uma luta muito grande, até rodoviária a prefeitura já planejou construir aqui. Nós batalhamos para conquistar essa terra e vencemos. A natureza venceu."

Para ela, outra importante conquista foi o tombamento histórico da figueira localizada no terreno. "Ela é nosso símbolo, pois passamos a acreditar que era possível conseguir grandes coisas para o nosso bairro."

O grupo já planeja os próximos passos. "Vamos ganhar pista de caminhada e sonhamos com a construção de um anfiteatro". A área receberá o plantio de 50 mudas de árvores no aniversário da cidade, 19 de março.

(Colaborou João Pinheiro)

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso