Diário da Região

10/03/2018 - 19h42min / Atualizado 10/03/2018 - 19h42min

DO SANTO ANTÔNIO PARA DUBAI

Diego Mahfouz embarcou para os Emirados Árabes, onde vai concorrer ao "Nobel da Educação"

Diego Mahfouz embarcou neste sábado para os Emirados Árabes Unidos, onde vai concorrer ao "Nobel da Educação"

Guilherme Baffi 10/3/2018 Professor Diego no aeroporto de Rio Preto, antes do embarque para Dubai
Professor Diego no aeroporto de Rio Preto, antes do embarque para Dubai

O educador Diego Mahfouz Faria Lima, diretor da escola municipal Darcy Ribeiro, no bairro Santo Antônio, embarcou neste sábado, 10, rumo a Dubai. Nos Emirados Árabes Unidos, ele concorrerá, no próximo dia 18, ao prêmio "Global Teacher Prize" - em tradução livre Prêmio Professor Global. Diego está entre os 10 finalistas da premiação internacional, considerada o Nobel da Educação. O vencedor ganhará 1 milhão de dólares.

No aeroporto de Rio Preto, uma hora antes do embarque, Diego estava confiante na oportunidade de representar a educação brasileira. "Espero que o nosso País, esse projeto e a nossa escola sejam reconhecidos internacionalmente. Uma grande missão." Antes da cerimônia de premiação, Diego Mahfouz participará de passeios oferecidos aos selecionados, encontros com a comissão organizadora do evento e coletivas de imprensa.

A partir do dia 16, quando começa o fórum, o professor fará uma master class (demonstração de aula). Já no dia 18, o grande dia, Diego apresentará o projeto da Darcy Ribeiro para concorrer ao prêmio. O tema da palestra é as dificuldades e necessidades da educação pública brasileira em 2030. "Vou tentar fazer um paralelo do projeto da Darcy para essa inovação da educação", afirmou.

 

Global Teacher Prize (Prêmio Professor Global) (Clique na imagem para ampliar)  (Foto: Reprodução)

Durante o evento, o professor estará em contato com os outros nove professores considerados como os melhores do mundo. Entre eles, Diego disse que quer conhecer a proposta do professor colombiano, Luis Miguel Bermudes Gutierrez, que também estará concorrendo ao prêmio com um projeto sobre gravidez na adolescência. "Eu penso que isso é um projeto bem próximo a nós e que pode muito contribuir com a nossa escola, com a nossa região e com o nosso País."

Seleção

Na primeira etapa, 50 educadores foram escolhidos em dezembro do ano passado, em Londres, no site da Varkey Foundation, responsável pelo prêmio. Já para segunda fase ficaram 10 finalistas. Os nomes foram anunciados no dia 12 de fevereiro. Os escolhidos como "top 10" receberam equipes da Varkey e da BBC, de Londres, para um documentário, que servirá como vitrine dos projetos desenvolvidos pelos educadores

Projeto

O projeto do professor Diego Mahfouz consiste em um trabalho de transformar cenários de tráfico de drogas e violência, que dominava a escola em 2014, em uma unidade de ensino modelo. Este foi o trabalho que levou o professor a ser reconhecido internacionalmente e a concorrer o prêmio de um milhão de dólares. "Meu grande sonho é montar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para acolher os alunos no contraturno escolar, para oferecer cursos profissionalizantes e dali já saírem para o mercado de trabalho, porque é o que falta."

Turismo

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é um dos lugares mais visitados do mundo. Turismo que o professor, a supervisora Maristela Motta e a tia dele Carmelinda Faria dos Santos que estão o acompanhando devem passar durante a estada em Dubai. "Eles (comissão do evento) nos apresentarão a cidade, onde estão os prédios mais altos, o deserto, mas para passeio particular teremos dois dias apenas", contou. "Mas eu quero conhecer muito a cidade, saber como funciona a educação lá e fechar parcerias para a nossa região", finalizou.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso