X
X

Diário da Região

02/03/2018 - 00h30min / Atualizado 01/03/2018 - 23h14min

ESPECIALIZAÇÃO

Famerp recepciona nova turma de médicos residentes

Também começaram a trabalhar 108 profissionais de outras áreas

Divulgação/Famerp Recepção aos profissionais, que atuarão em todo complexo HB
Recepção aos profissionais, que atuarão em todo complexo HB

Começou nesta quinta-feira, 1º, a residência de 261 médicos que vieram especializar-se na Famerp e em todo o complexo do Hospital de Base. São cerca de 60 áreas do conhecimento. Além deles, também começaram a trabalhar 108 enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos e nutricionistas que participarão dos programas de Aprimoramento e Aperfeiçoamento e sairão com título de pós-graduados.

Uma dessas médicas é Fernanda Quadros Mendonça, de 28 anos, vinda de Montes Claro, em Minas Gerais, que vai se especializar em nefrologia. "Queria muito fazer essa residência em São Paulo. Tem duas pessoas que fizeram aqui e gostaram muito, então eu já conhecia o serviço, sabia que era muito bom, por isso escolhi Rio Preto."

Fernanda, que já fez residência em clínica médica, tem altas expectativas. "Acho que vai dar para aprender muito, os residentes nos receberam muito bem, gostei muito da cidade."

Os 261 residentes juntam-se a outros 266, totalizando 526 pessoas que representam um terço do corpo médico do complexo, formado por 1.411 profissionais.

A concorrência para o processo seletivo cresceu 159% desde 2014. Naquele ano, foram 986 inscritos, ante 2.558 em 2018. Há pessoas matriculadas vindas de todos os estados brasileiros. Elas receberão uma bolsa de estudos de R$ 3.330,43.

As áreas mais concorridas para quem está saindo da faculdade são dermatologia e neurocirurgia, com, respectivamente, 40,4 e 34,5 candidatos por vaga. Já as mais disputadas entre aqueles que já passaram pela primeira residência são cirurgia plástica e endocrinologia. Foram 18,7 e 12,7 médicos para cada lugar.

As especialidades menos procuradas são patologia clínica e medicina laboratorial; hepatologia; psicoterapia e psiquiatria da infância. A duração dos programas varia de dois a cinco anos.

Emerson Quintino de Lima, coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), destaca que a residência é uma forma de treinamento em serviço especializado. "Esses residentes estarão acompanhados por um médico mais experiente, mais qualificado, um docente da faculdade que vai acompanhar o atendimento deles."

Esses profissionais atenderão a cerca de 2 milhões de habitantes. Dulcimar Donizeti de Souza, diretor-geral da Famerp, diz que o objetivo da instituição é atender com carinho e eficiência os pacientes mais necessitados. "O que importa para nós é atender bem e com qualidade. Hoje atendemos basicamente SUS, acho que é isso que a instituição tem que garantir."

Magali Orate Menezes da Silva, coordenadora da Comissão de Aprimoramento e Aperfeiçoamento (Coaprimo), diz que o programa confere experiência profissional aos alunos. "O HB vai auxiliar nessa prática de serviço. Faz o sistema de rodízio, que passa em todas as áreas específicas e sai com conhecimento de tudo."

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso