X

Diário da Região

22/02/2018 - 00h30min / Atualizado 21/02/2018 - 20h18min

SIRVA-SE

A culinária judaica é repleta de costumes diferenciados. Saiba quais são eles

Muitos pratos típicos da gastronomia judaica são bem conhecidos dos brasileiros, mas a combinação deles nessa cultura é cercada de inúmeros rituais

Divulgação O gefilte fish é um bolinho de peixe cozido com molho de cenoura que marca o cardápio do Pêssah, festa que celebra a libertação dos judeus
O gefilte fish é um bolinho de peixe cozido com molho de cenoura que marca o cardápio do Pêssah, festa que celebra a libertação dos judeus

A gastronomia judaica é variada e repleta de tradições, que seguem as leis dietéticas do judaísmo - denominadas kashrut - e a celebrações que marcam o calendário do povo judeu. "A comida judaica é muito simples e até muito parecida com o que os brasileiros comem no dia a dia. O que diferencia são os processos de preparo, que respeitam os costumes de sua cultura", comenta o chef Diego Costa, docente responsável por um curso sobre cozinha judaica que o Senac Rio Preto iniciará no dia 27 de março.

Uma das curiosidades é o fato dos judeus não misturarem derivados de leite com carne. E eles não são colocados separados apenas no prato, até mesmo o fogão e os utensílios de preparo são diferentes para cada tipo de comida.

"Sempre há na casa dois fogões, um para preparar apenas carnes e outro para os derivados de leite. E isso também acontece com panelas e utensílios. Uma panela em que se prepara carne nunca será usada para o preparo de algum laticínio. Mesmo quando há apenas um fogão na casa, duas bocas são reservadas para os derivados de leite e as outras para carne", explica Costa.

Os judeus também tem muito cuidado com o consumo do ovo, e isso não está relacionado ao risco de salmonella. "O ovo é sempre colocado contra a luz, para verificar se não há resquícios de sangue. E isso segue os preceitos do judaísmo", destaca.

Outros aspecto marcante na culinária judaica é a restrição de alimentos em determinados períodos do ano. Entre eles, estão a carne de porco e vários tipos de mariscos.

No curso do Senac, o chef ensinará o preparo de pratos típicos ligados às principais celebrações do calendário judeu (veja o quadro). "Os participantes poderão identificar as semelhantes existentes entre essa cultura com os costumes culinários de outros países."

 

Festas judaicas

Divulgação Oznei haman são os pasteizinhos doces da culinária judaica
Oznei haman são os pasteizinhos doces da culinária judaica

Purim - A festa da alegria

Celebrada entre fevereiro e março, comemora a salvação do povo judeu da destruição planejada pelo perverso Haman

Pratos típicos: salada mediterrânea de grão de bico, carnatzlach (croquetes de carne) e oznei haman (pasteizinhos doces)

Pêssah 

Celebrada entre março e abril, comemora a libertação do povo judeu da escravidão no Egito

Pratos típicos: gefilte fish (bolinhos de peixe cozido com molho de cenoura) e frango com abacaxi

Chanuká - A festa das luzes

Celebrada entre novembro e dezembro, comemora a reinauguração do segundo templo sagrado de Jerusalém

Pratos típicos: latkes (bolinhos de batata fritos), falafel com homus e tahine, homu e babaganuch 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso