SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
Gastronomia

Celebre a chegada do Ano Novo Chinês com muitos pratos emblemáticos

Pratos da culinária chinesa para comemorar a chegada do Ano-Novo chinês, que é celebrado nesta sexta-feira, 16

Jéssica Reis
Publicado em 15/02/2018 às 00:30Atualizado em 08/07/2021 às 13:28

O Ano-Novo chinês é celebrado nesta sexta-feira, 16, na China. A data é adotada por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional diferente do ocidental, sendo representado por um dos 12 animais do zodíaco. Este é o ano do Cão, que segundo o horóscopo chinês é um ótimo momento para mudar o estilo de vida. A gastronomia está presente nessa comemoração.

E você não precisa atravessar o oceano para apreciar a boa culinária chinesa. Em Rio Preto, há diversos restaurantes com pratos tradicionais da cozinha asiática. A data vai ser lembrada em alguns restaurantes. "Iremos presentear nossos clientes com nosso rolinho primavera, que é uma entrada tradicional onde os chineses costumam comer nas comemorações de ano-novo", diz Mey Ling Wai, proprietária do Ying Choi - Cozinha Chinesa. O restaurante oferece no cardápio pratos típicos da culinária chinesa e entre os mais procurados estão Felicidade da Família, Arroz Chop Suey, Macarrão Chop Suey (yakissoba), Frango Xadrez e rolinhos primavera. Segundo Mey o Yakissoba tradicional é o carro-chefe.

Aliás, a preferência do brasileiro é sem dúvida pelo yakissoba. Tanta procura pela iguaria fez com que o restaurante de comida japonesa, o Hanbai Shushi Bar, incluísse o prato no cardápio. "Muitas pessoas não têm o hábito de comer opções da comida japonesa por ter peixe cru. Para essas pessoas, que acabam indo ao restaurante para acompanhar amigos e familiares, pensamos em opções especiais e encontramos na culinária chinesa pratos deliciosos, como Teppan com grelhados e Yakissoba, macarrão com suculentos legumes e pedaços de frango e carne bovina, cozidos com molho especial à base de shoyu", diz Keny Omekita, proprietária do restaurante.

Fundado em 1994 por Wai Man Chuen, conhecido pelos amigos como Carlão, o restaurante Mandarim oferece uma grande variedade de pratos da culinária chinesa com receitas tradicionais. Natural de Hong Kong, Chuen é chefe e proprietário da casa que tem como diferencial os pratos vegetarianos sem glúten, que são procurados por budistas de Rio Preto, que não comem carne e alguns temperos como cebola, alho e cebolinha. Esse costume também é seguido por alguns praticantes de yoga.

O carro-chefe do restaurante é o yakissoba, mas há muita procura também pelo Gyosa, receita tradicional da casa com massa feita no vapor com recheio de porco cozido. "Nosso cardápio tem mais de 50 pratos entre vegetarianos, frango, carne vermelha, porco, peixe, camarão e lula. Tem para todos os gostos, alguns mais 'abrasileirados' outros mais tradicionais como alguns pratos com molho curry", diz Braian Wai, filho de Chuen.

O rolinho primavera é uma das entradas mais procuradas no restaurante Mandarim (Divulgação)

O rolinho primavera é uma das entradas mais procuradas no restaurante Mandarim (Divulgação)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por