- quarta-feira, 07 de fevereiro
De um lado o damasco, um alimento nativo da China e rico em vitamina C. Do outro, a tapioca, um ótimo substituto para o pão branco de todo dia. No cardápio do restaurante e choperia Bring the Bacon, estes dois ingredientes acabaram virando um petisco leve. Trata-se do dadinho de tapioca com geleia de damasco e semente de coentro. A intenção foi mostrar que a combinação entre doce e salgado é muito saborosa.
Há quem ame e quem não quer nem ouvir falar nesta mistura de doce e salgado. No Brasil, a fusão mais tradicional neste estilo é o queijo com goiabada. Outros pratos conhecidos são o bolo de milho com queijo, salmão com molho de maracujá e peito de pato com laranja. Com a técnica, no entanto, é possível criar inúmeras entradas, pratos principais e sobremesas.
Alessandro Hegueduch, proprietário do Bring, afirma que o dadinho com geleia é ainda mais interessante porque tem um tempero extra de bacon. "Para esta mistura, a nossa geleia de damasco com sementes de coentro encaixou perfeitamente com seu sabor suave. Essa combinação consegue agradar até os mais relutantes em misturar o doce com salgado. O resultado final é um sabor magnífico e que vale muito a pena tentar."
Hegueduch afirma que muita gente ainda torce o nariz para a mistura entre doce e salgado porque as pessoas naturalmente têm o paladar treinado para separar o açúcar e o sal. Neste cenário, vai depender primeiramente da disposição de cada um de experimentar e aceitar novos sabores.
"Quem se dispõe pode adorar ou odiar. Geralmente as opiniões são realmente extremistas."
O chef de cozinha Vinicius Mevi, do Mevi Restaurante, acredita na mágica gastronômica quando o assunto é a união do doce e salgado. "Tenho notado que cada vez mais as pessoas estão gostando desta mistura no mesmo prato. Ela causa uma explosão na boca e gera uma sensação muito prazeirosa para quem come."
No Mevi, ele afirma que a entrada feita com queijo brie, presunto parma e mel é a mais pedida do cardápio. "Tem o gosto característico do queijo brie, que ao mesmo tempo é macio e forte, o presunto parma com sua cura e o mel adocicando, que dá um toque especial ao prato. A mistura tem sabores incríveis."
Os pratos doces e salgados são muito comuns em países orientais. É muito comum ver ainda pratos que mesclam doce e frio, salgado e doce, picante e agridoce. No Hanbai Sushi Bar, por exemplo, o cardápio conta com um sushi de geleia de amora e laranja, que é feito com salmão, cream cheese e geleia caseira e é um carro-chefe do rodízio. Keny Omekita, responsável pelo Hanbai, afirma que o cream cheese e salmão são alimentos chamados base, pois combinam com facilidade com outros ingredientes. Segundo ela, a mistura é bem-sucedida. "A comida japonesa é a única que ativa o umami, que é o quinto sabor reconhecido pelo paladar."
Quem também misturou o componentes foi a rede de fast food Burger King, que lançou no final do ano passado um sundae com pedaços de bacon. O produto é composto pela combinação inusitada de sorvete de baunilha, calda de chocolate e bacon. O edição da sobremesa, no entanto, é limitada.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Já sou assinante
Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:
Assine o Diário da Região Digital
Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.
Assine agora
Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES
ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020