Explore o seu paladar saboreando pratos que misturam doce e salgadoÍcone de fechar Fechar

SIRVA-SE

Explore o seu paladar saboreando pratos que misturam doce e salgado

Para diversificar no cardápio, muitos restaurantes passaram a apostar em pratos que misturam ingredientes doces e salgados. Veja como aproveitar os sabores desta deliciosa fusão de componentes


    • São José do Rio Preto
    • máx min

De um lado o damasco, um alimento nativo da China e rico em vitamina C. Do outro, a tapioca, um ótimo substituto para o pão branco de todo dia. No cardápio do restaurante e choperia Bring the Bacon, estes dois ingredientes acabaram virando um petisco leve. Trata-se do dadinho de tapioca com geleia de damasco e semente de coentro. A intenção foi mostrar que a combinação entre doce e salgado é muito saborosa.

Há quem ame e quem não quer nem ouvir falar nesta mistura de doce e salgado. No Brasil, a fusão mais tradicional neste estilo é o queijo com goiabada. Outros pratos conhecidos são o bolo de milho com queijo, salmão com molho de maracujá e peito de pato com laranja. Com a técnica, no entanto, é possível criar inúmeras entradas, pratos principais e sobremesas.

Alessandro Hegueduch, proprietário do Bring, afirma que o dadinho com geleia é ainda mais interessante porque tem um tempero extra de bacon. "Para esta mistura, a nossa geleia de damasco com sementes de coentro encaixou perfeitamente com seu sabor suave. Essa combinação consegue agradar até os mais relutantes em misturar o doce com salgado. O resultado final é um sabor magnífico e que vale muito a pena tentar."

Hegueduch afirma que muita gente ainda torce o nariz para a mistura entre doce e salgado porque as pessoas naturalmente têm o paladar treinado para separar o açúcar e o sal. Neste cenário, vai depender primeiramente da disposição de cada um de experimentar e aceitar novos sabores.

"Quem se dispõe pode adorar ou odiar. Geralmente as opiniões são realmente extremistas."

O chef de cozinha Vinicius Mevi, do Mevi Restaurante, acredita na mágica gastronômica quando o assunto é a união do doce e salgado. "Tenho notado que cada vez mais as pessoas estão gostando desta mistura no mesmo prato. Ela causa uma explosão na boca e gera uma sensação muito prazeirosa para quem come."

No Mevi, ele afirma que a entrada feita com queijo brie, presunto parma e mel é a mais pedida do cardápio. "Tem o gosto característico do queijo brie, que ao mesmo tempo é macio e forte, o presunto parma com sua cura e o mel adocicando, que dá um toque especial ao prato. A mistura tem sabores incríveis."

Os pratos doces e salgados são muito comuns em países orientais. É muito comum ver ainda pratos que mesclam doce e frio, salgado e doce, picante e agridoce. No Hanbai Sushi Bar, por exemplo, o cardápio conta com um sushi de geleia de amora e laranja, que é feito com salmão, cream cheese e geleia caseira e é um carro-chefe do rodízio. Keny Omekita, responsável pelo Hanbai, afirma que o cream cheese e salmão são alimentos chamados base, pois combinam com facilidade com outros ingredientes. Segundo ela, a mistura é bem-sucedida. "A comida japonesa é a única que ativa o umami, que é o quinto sabor reconhecido pelo paladar."

Quem também misturou o componentes foi a rede de fast food Burger King, que lançou no final do ano passado um sundae com pedaços de bacon. O produto é composto pela combinação inusitada de sorvete de baunilha, calda de chocolate e bacon. O edição da sobremesa, no entanto, é limitada.