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Diário da Região

06/03/2018 - 14h43min / Atualizado 07/03/2018 - 13h51min

Fitness

Turbinando o funcional

Exercícios na areia ou em equipamentos diferenciados, além de movimentos e golpes de lutas, ajudam a incrementar o treinamento funcional

Johnny Torres A fisioterapeuta Ariane Russo criou circuito ao ar livre em que os exercícios são praticados na areia
A fisioterapeuta Ariane Russo criou circuito ao ar livre em que os exercícios são praticados na areia

Programa de exercícios que trabalha o corpo como um todo, melhorando o preparo físico para o desempenho de tarefas cotidianas, o treinamento funcional representa um universo de infinitas possibilidades.

Além dos exercícios tradicionais que caracterizam esse tipo de treinamento, que envolve movimentos em três níveis (alto, médio e baixo), é possível associá-los a outras atividades físicas, aparelhos e acessórios. Essa estratégia é usada por profissionais da área da saúde para deixar o treinamento ainda mais dinâmico e atraente para quem pratica.

Em Rio Preto, um dos exemplos dessa diversidade que prevalece sobre o treinamento funcional está na Funcional Fit Pilates & Beach Training Indoor, espaço no bairro Redentora comandado pela fisioterapeuta Ariane Russo.

Explorando o treinamento funcional há cerca de cinco anos, ela criou um circuito ao ar livre em que os exercícios são praticados na areia. "As vantagens são muitas, pois a areia ajuda a ativar um número ainda maior de grupos musculares durante os exercícios. Isso representa um aumento de potência e de gasto calórico, que chega a dobrar quando a atividade é feita na areia", explica.

Corrida e deslocamento entre cones, além de movimentos elevados e com corda, são alguns dos exercícios aplicados por Ariane em seu circuito na areia. "Além de aulas muito mais divertidas, o beach training é mais eficiente para emagrecer do que um treino normal de academia", sinaliza a fisioterapeuta. Por isso, o circuito na areia tem chamado a atenção das mulheres.

Segundo Ariane, o beach training inclui exercícios de alta intensidade, que fazem atingir a zona anaeróbia láctica (acima de 170 batimentos cardíacos por minuto), acelerando o metabolismo e queimando gordura rapidamente, continuando essa queima por até 48 horas. "A areia também ajuda a reduzir impactos, sendo ideal para quem tem algum tipo de lesão articular."

Golpes de luta

Johnny Torres O personal trainer Sávio D'Agostino e a aluna 
Carla Figueiredo Carriel numa aula que mistura 
treino funcional e movimentos de luta
O personal trainer Sávio D'Agostino e a aluna Carla Figueiredo Carriel numa aula que mistura treino funcional e movimentos de luta

Aparelhos funcionais

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