X

Diário da Região

11/03/2018 - 00h00min / Atualizado 12/03/2018 - 08h18min

Recicle suas emoções

saiba como fugir de pensamentos repetitivos

Elas não são determinantes, mas podem ser decisivas; é preciso identificá-las e canalizá-las para o bem

Iso Republic/Divulgação Ilustração da matéria de gerenciamento de emoções
Ilustração da matéria de gerenciamento de emoções

Não raramente você é assolado por pensamentos que não saem da cabeça, raivas, angústias, medos ou por emoções que deixa de expressar? Estas emoções e pensamentos formam padrões mentais que se repetem de forma automática e trazem um funcionamento circular. Se não forem elaboradas, apenas as repetirá mudando os personagens e os cenários com poucas alterações no padrão em si.

As emoções nascem das nossas percepções do mundo, antes mesmo de que possamos pensar a respeito. Se percebemos algo como benéfico, sentimos emoções positivas; se percebermos como negativo, elas são negativas.

Na teoria, as emoções não são determinantes, mas podem ser decisivas. Elas influenciam os seus julgamentos e deliberações na vida. Não podemos negá-las, mas identificá-las e canalizá-las para o nosso próprio bem.

A chave para aprender a lidar com essas emoções vem de um movimento diferente: reagir a estes padrões de forma contrária ou criar novos padrões mentais. Reciclar sentimentos e pensamentos é permitir que eles venham à tona sem permitir que todo seu funcionamento seja regido por esta emoção-chefe. Transformar os sentimentos negativos permite que se viva mais feliz e mais leve.

A psicóloga Bianca Toledo traz quatro dicas para reciclar seus sentimentos, pensamentos e ações e manter o coração em ordem.

Perdão - Perdoar é um ato de amor para si mesmo, é necessário porque a raiva faz mal ao coração e à saúde. Esse é o primeiro passo para alcançar a reciclagem emocional.

Fracassos - Os erros são insistentes professores que estão lá até aprendermos. Não aceitar os erros e buscar incessantemente a perfeição gera a infelicidade.

Experiência - É impossível chegar ao êxito sem ter experimentado momentos difíceis, traumáticos e negativos. Dê valor a todas experiências, algo de bom podemos tirar.

Autenticidade - Quando a pessoa assume uma posição que não lhe pertence por vergonha de ser o que é, se frustra. Acaba por assumir uma falsa postura, uma existência de fachada, e passa a viver de aparências. Para manter seu coração limpo, seja autêntico, empenhado em ser quem é.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso