Morre Billy Graham aos 99 anos de idadeÍcone de fechar Fechar

EVANGÉLICOS

Morre Billy Graham aos 99 anos de idade


    • São José do Rio Preto
    • máx min

O reverendo Billy Graham, filho de um fazendeiro da Carolina do Norte que pregou para milhões de pessoas em eventos em estádios - que chamou de "cruzadas" -, morreu ontem em sua casa aos 99 anos. Ele se tornou o pastor de presidentes e o evangelista cristão mais conhecido dos EUA durante mais de 60 anos.

Graham enfrentou vários problemas de saúde em seus últimos anos, incluindo câncer de próstata, hidrocefalia (acúmulo de líquido no cérebro) e sintomas da doença de Parkinson.

Ele espalhou sua influência em todo o país e pelo mundo por meio de uma combinação de convicção religiosa, imponente presença de palco e o uso perspicaz de rádio, televisão e avançadas tecnologias de comunicação. Uma conquista central foi incentivar os protestantes evangélicos a recuperar a influência social que chegaram a exercer.

Em seus últimos anos, ele manteve distância do movimento político evangélico rejeitando apoiar candidatos e evitando questões sensíveis. "Se eu entrar em tais assuntos, eles dividirão o público em relação a um problema que não é aquele que estou promovendo", disse ele em entrevista, em 2005.