Área do viaduto que caiu será interditadaÍcone de fechar Fechar

BRASÍLIA

Área do viaduto que caiu será interditada


    • São José do Rio Preto
    • máx min

A área do viaduto que teve parte de sua estrutura desmoronada nesta terça-feira, 6, em Brasília, ficará interditada até pelo menos dia 19 de fevereiro, informou o governo Distrito Federal. Localizado no Eixo Rodoviário Sul, uma das vias mais movimentadas da cidade, o viaduto desabou por volta das 11h45, danificou um restaurante e esmagou carros na área central da capital federal.

Nos próximos dias, uma avaliação técnica e pericial sobre as causas do incidente será realizada. A definição sobre a necessidade de demolição ou recuperação será possível após a avaliação.

Em 2011, o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) havia publicado um estudo indicando que o viaduto necessitava de "intervenção urgente" por conta do alto número de veículos que trafegam ali diariamente.

A entidade afirmou, em comunicado, que os governos municipal, estadual e federal não investem o suficiente em manutenção de infraestrutura, fundamentais para manter a infraestrutura em bom estado. "Assim, edificações que têm vida útil estimada em 50 anos poderiam estar renovadas e em perfeitas condições de uso por muito mais tempo", diz a nota.

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF) também elaborou uma auditoria, concluída em julho de 2012, em que afirmava que os reparos na área eram "urgentes".

Após o acidente, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou a criação de uma comissão para decidir como restaurar o local da forma mais adequada.