Diário da Região

15/02/2018 - 00h30min / Atualizado 14/02/2018 - 18h35min

Painel de Ideias

Inquietação, contingência e peso

Outro bom disco do guitarrista é "Fused" (2005), que possui 13 faixas. Nele, Iommi se junta ao vocalista e baixista Glenn Hughes e ao baterista Kenny Aronoff para desdobrar algumas das inquietações temático-musicais do disco anterior

Divulgação Fernando Aparecido Poiana | fernando_poiana@hotmail.com
Fernando Aparecido Poiana | fernando_poiana@hotmail.com

Tony Iommi (1948) é famoso entre os roqueiros, especialmente os entusiastas do hard rock e do heavy metal. O guitarrista inglês sempre foi o cérebro musical do Black Sabbath, banda cuja identidade sonora se confunde com o próprio estilo dele, como detalha sua autobiografia "Iron Man: My Journey Through Heaven and Hell with Black Sabbath" (2011). Menos conhecidas, mas igualmente interessantes, são a sua carreira solo e as suas parcerias com outros músicos, também mencionadas nesse livro. Desses encontros surgiram alguns bons álbuns.

Um deles é "Iommi" (2000). O disco contém 10 faixas interpretadas por cantores distintos. Essa constante alternância de vozes pode alimentar nos ouvintes desavisados a impressão de que o disco tateia por unidade no breu de uma musicalidade descosida. Contudo, uma audição mais atenta logo desmente essa visão, mostrando que, na verdade, essa variedade adiciona diferentes tons à paleta sonora do álbum sem sacrificar sua coesão composicional.

Faixas como "Goodbye Lament", sobre discernimento e desgosto, "Time is Mine", permeada pela desconsolação existencial do eu-lírico e "Patterns", sobre os (auto)enganos que pautam nossas vivências exemplificam esse argumento. Esses assuntos são retomados em outras canções, como "Just Say No To Love" e "Who's Fooling Who". Embora não seja um disco conceitual, "Iommi" reúne faixas de temática afim. Isso reforça, do ponto de vista lírico, a sua coerência que, em termos musicais, é assegurada pela atmosfera cinérea produzida pela guitarra de Iommi em cada canção.

Outro bom disco do guitarrista é "Fused" (2005), que possui 13 faixas. Nele, Iommi se junta ao vocalista e baixista Glenn Hughes e ao baterista Kenny Aronoff para desdobrar algumas das inquietações temático-musicais do disco anterior. Canções como "Innocence" e "I can't Explain", por exemplo, enformam esse dessossego ao criarem uma atmosfera lírica indagativa que é, por vezes, e paradoxalmente, pontuada por certa afasia. Músicas como "Deep Inside a Shell", que tematiza a fragilidade da busca por proteção no autoexílio, "Face your Fear", de dicção provocativamente direta e "I go insane", com suas imagens de ruptura e desarrimo enfatizam o caráter atrabiliário de um contexto musical engendrado por riffs lôbregos, solos asseverativos e melodias em constante tensão com as harmonias que as comportam.

"Iommi" e "Fused" exploram motivos e temas que indagam os limites do relacionamento que forjamos com nossa individualidade e com o mundo. A intersecção entre conteúdo lírico e conteúdo musical nesses dois discos acaba, em última análise, expondo a desarmonia que infalivelmente irrompe do nosso enfrentamento com o universo das contingências que, gradualmente, nos percebemos incapazes de controlar.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso