Diário da Região

10/02/2018 - 00h30min / Atualizado 10/02/2018 - 00h30min

Painel de Ideias

Devaneios da caminhada

Como eu consigo escrever crônicas, poesias? Para as duas, a mesma resposta. "Do mesmo jeito que você pinta seus quadros, traça seus desenhos! Do mesmo jeito que um ourives produz joias lindas, um ceramista modela peças únicas...

Divulgação Elma Eneida Bassan Mendes | elma@comecaocomeco.com.br
Elma Eneida Bassan Mendes | elma@comecaocomeco.com.br

Enquanto vou vencendo a ida dos 1.770 metros da pista que margeia o aeroporto, meus pensamentos vão soltos pelo caminho. É preciso caminhar. E muito. Faz bem pra saúde, principalmente pra minha, que briga pra acalmar um colesterol de taxas perigosas. Olho as pessoas que estão ali, na mesma precisão que a minha. Será que a velhinha por quem passei, que segue lenta e toda perfumada, está com os exames em alerta? Será que ela gosta de caminhar ou são os filhos e netos que a obrigam ao exercício diário? E o casal de idosos, fofos, de mãos dadas? Estão ali por consciência da necessidade ou por puro prazer da companhia um do outro, notada nos dedos entrelaçados? Que lindo ver o amor vencer o tempo, as agruras e birrices da vida e continuar assim, claro como uma manhã de sol.

Minhas pernas começam a doer, queimar do esforço. Vontade de parar. Passa por mim um rapaz bem novo, aparência serena, uma perna mecânica e um braço que me pareceu especial. Fico com vergonha da minha moleza, do meu esforço tão diminuto perto da força de vontade dele. Ele me olha com simpatia. Vontade de parar e engrenar um papo, saber mais da vida dele. Sigo pensando no quão abençoadas são minhas pernas de 55 anos. Um tanto tortas, cansadas, adoram tropeçar em tudo, mas aqui estão, as duas, provas do amor e cuidado de Deus. Agradeço pelas minhas pernocas. Peço em favor do moço do olhar sereno, que Deus mantenha sua alegria e fé.

Meu pensamento agora está em duas amigas queridas, ambas artistas plásticas primorosas. As duas, coincidentemente, me perguntaram em ocasiões diferentes, como eu "dou conta" de escrever? Como eu consigo escrever crônicas, poesias? Para as duas, a mesma resposta. "Do mesmo jeito que você pinta seus quadros, traça seus desenhos! Do mesmo jeito que um ourives produz joias lindas, um ceramista modelas peças únicas, que um médico opera com destreza ou um jardineiro sabe a estação certa e o galho exato para podar.

Nesses tempos em que se fala tanto em diversidade, eu falo da diversidade de dons e competências humanas, frutos da admiração e generosidade de Deus por nós, sua criação. E, quem acha que não tem dom, acha errado. Procure ai, com olhos de amor e gratidão, que logo vai encontrar aquilo que Deus fez especial em você.

Chego ao final da pista. Meia volta para vencer mais 1.770 metros. Estou mais animada e as pernas não doem mais. A volta sempre passa mais depressa. Penso nos cavalos da fazenda. Toda vez que saímos para cavalgar eles vão mais lentos, principalmente o que me carrega. Acho que cavalo sabe quando tem pato(a) em cima. Mas quando aponto para o caminho de volta, ele sempre dispara. Quer chegar logo, descansar. Cavalos são feito gente, adoram um chamego e sossego. Então é isso. Devaneios da minha caminhada para um sábado de Carnaval. Espero que tenha gostado.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso