Diário da Região

14/02/2018 - 23h23min / Atualizado 14/02/2018 - 23h23min

Cartas do Leitor

Paraíso do Tuiuti

Este ano a escola de samba carioca Paraíso do Tuiuti teve como tema a escravidão, contada por eles desde a Antiguidade até os dias de hoje. Não acompanhei no momento (ao vivo), mas depois de tanta polêmica resolvi verificar do que se tratava e assisti aos principais trechos.

Todas as críticas feitas por eles são válidas e devem ser respeitadas. Mas devo ressaltar que achei que para o enredo estar totalmente contado, em relação aos tempos atuais, faltaram algumas alas e carros alegóricos para pontuar melhor o tema.

Sugeriria a eles acrescentar algumas alas e carros alegóricos; a ala idolatria: onde os foliões entrariam de olhos vendados reverenciando ao "Deus Lula", mostrando como a idolatria cega pode fragilizar as pessoas e escravizá-las ideologicamente. Poderíamos ter também o carro dos Petralhas, onde todos os participes dos governos Lula/Dilma /Temer condenados pela justiça (Lula, Delcídio, Palocci, José Dirceu, Alberto Youssef, Eduardo Cunha,etc.) estariam vestidos de presidiários e acorrentados dentro de um grande jaula com todas as regalias oferecidas a eles pelo sistema carcerário brasileiro, em alusão aos bilhões de dólares desviados no esquema do petrolão, mensalão e tantos outros, que certamente teriam proporcionado a milhares de brasileiros uma vida sem a pecha da exploração.

Ainda é possível colocar no desfile a ala dos mortadelas: foliões fantasiados de sanduíches de mortadela simbolizando as centenas de pessoas dos movimentos sociais, devidamente arregimentadas e pagas por sindicatos e movimentos sociais com dinheiro do contribuinte brasileiro, mostrariam como manifestações podem ser forjadas em prol de uma causa (marionetes parte 2). Por fim, sugiro o carro dos refugiados venezuelanos: vestidos com farrapos nas cores das bandeiras da Venezuela e do Brasil, mostrariam os abandonados pelo desastroso e escravizante regime liderado por Chaves /Maduro que destruiu o país vizinho, com apoio de Lula e as esquerdas.

Não é de hoje que os grandes carnavais brasileiros são patrocinados por facções criminosas, mas dinheiro de partido político, até então, não me consta que tenha ocorrido. Como a história contada traz apenas um lado, vale a pena as autoridades investigarem.

Estamos em ano eleitoral e o desfile deixa claro uma antecipação da propaganda eleitoral em prol das esquerdas, leia-se PT, ainda sem candidatura, já que o condenado Lula não poderá participar. Tudo via TV Globo (demonizada por eles), a maior emissora do país, e ao vivo. O que também pode ser considerado uma irregularidade eleitoral. E segue a avacalhação no nosso "Brasil brasileiro, meu mulato inzoneiro" . Salve Ary Barroso!

Roberto Carlos Musegante Jr., Rio Preto.

Sacramentais

A Igreja Católica é riquíssima em ritos e simbologias, como a Missa, o casamento, os Mandamentos e Sacramentos. Pouco se fala dos Sacramentais, que são os sinais sagrados também instituídos pela Igreja com o objetivo de preparar os homens para receber o fruto dos sacramentos e santificar a vida. Entre os sacramentais, ocupam lugar destacado as bênçãos que compreendem ao mesmo tempo o louvor a Deus por suas obras e seus dons e a intercessão da Igreja, a fim de que os homens possam fazer uso dos dons de Deus segundo o espírito do Evangelho.

Conforme o Catecismo sobre os sacramentais, as decisões pastorais dos bispos podem também responder às necessidades, à cultura e à história próprias do povo cristão de uma região ou época. Compreendem sempre uma oração, acompanhada de determinado sinal, como a imposição da mão, o sinal da cruz ou a aspersão com água benta (que lembra o Batismo). Dependem do sacerdócio batismal: todo batizado é chamado a ser uma "bênção" e a abençoar. Eis por que os leigos podem presidir certas bênçãos; quanto mais uma bênção se referir à vida eclesial e sacramental, tanto mais sua presidência ser reservada ao ministério ordenado.

Entre os sacramentais, figuram em primeiro lugar as bênção (de pessoas, da mesa, de objetos e lugares). Toda bênção é louvor Deus e pedido para obter seus dons. Em Cristo, os cristãos abençoados por Deus, o Pai "de toda a sorte de bênçãos espirituais" (Ef 1,3). E por isso que a Igreja dá a bênção invocando o nome de Jesus e fazendo habitualmente o sinal sagrado da cruz de Cristo.

Mario Eugenio Saturno, Catanduva.

Fraternidade

Campanha: "Fraternidade e superação da violência." Lema: "Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)." Bem assim e num contexto abrangente. Já quanto à questão específica da violência contra a mulher, realmente, isso se dá de várias formas e por covardia ou outro distúrbio, em que o indivíduo e que se comporta assim, de maneira violenta e no que julga como por seu domínio.

Durante no namoro ou na união e seja ela qual for. Para essa pessoa, a adversidade não dirimida é motivo para tudo. E também, o que não falta são questões para resoluções entre os casais, a boa parte deles. Então, a mulher também não pode ir embarcando em qualquer viagem com esse ou aquele. Precisa analisar bem as suas escolhas.

João Batista da Silva (Facebook do Diário), Rio Preto.

Festa rave

Essas festas rave estão sendo a perdição dos jovens, tudo liberado, orgias, drogas das mais diferenciadas, loucura geral. E tem muitas acontecendo todas divulgadas pela internet. E abram o olho. Nesse meio tempo, postaram, algumas mães, que acham natural levar suas crianças. Pode isso? Vamos ficar de olho MP, Conselho Tutelar, PM, PC.

Ana Cristina Clarindo Clarindo (Facebook do Diário), Rio Preto.

Políticos

Eu acho que os corruptos, mentirosos e ineficientes governos brasileiros deveriam ser trocados do sistema político pela Inteligência Artificial. Computadores são inteligentes, lógicos,com visão de longo alcance e não aceitam propinas. Acabariam os poderes executivos e legislativos e seus toma lá dá cá, auxílio disso e daquilo. As aposentadorias seriam as mesmas para os do INSS e funcionários públicos.

Mário A. Dente, São Paulo.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso