X
X

Diário da Região

04/02/2018 - 00h30min / Atualizado 03/02/2018 - 22h19min

Cartas do Leitor

Crianças de sucesso

Pesquisadores da Universidade de Michigan, da Pontifícia Universidade Católica do Chile e do grupo "Independent Scholar" para correlacionar autoconceito e avaliações padronizadas de resultados acadêmicos. Para isso, utilizaram dados dos Estados Unidos da América e do Reino Unido.

Como definição de autoconceito, ou seja, as crenças cognitivas que as pessoas têm sobre si mesmas, para este estudo, é entendido como: os estudantes percebem suas capacidades para ter sucesso em tarefas acadêmicas.

A pesquisa envolveu jovens com idades entre 5 a 18 anos, sendo 13.901 crianças britânicas do estudo longitudinal Avon de Pais e Filhos, 1.354 crianças norte-americanas do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano e 237 crianças americanas do Painel de Estudo de Dinâmica do Rendimento e Suplemento de Desenvolvimento Infantil.

O estudo considerou o sucesso anterior da criança, suas características e antecedentes, incluindo peso ao nascer: raça ou etnia, gênero, idade e educação materna.

Os pesquisadores descobriram que o autoconceito das crianças sobre a sua habilidade em matemática foi determinante para o sucesso posterior em matemática. Da mesma forma, seu próprio conceito de sua habilidade na leitura previu seu êxito na leitura posterior. O resultado sugere que os links entre autoconceito de habilidade e a conquista posterior são determinantes.

Isso nos mostra que tão importante quanto ter um professor de boa qualidade é ter um professor que faça seus alunos acreditarem que podem ter sucesso em matemática e leitura, para que tenham chance de conseguir melhores resultados.

Mario Eugenio Saturno, Catanduva.

Otimismo

Os desafios da imaginação política e do pensamento social, e assim o demonstram as suas próprias histórias paralelas, residem na busca de respostas e na solução de conflitos humanos e sociais. Há uma história do pensamento político empenhado na previsão, na prevenção, na regulação e na superação de conflitos ao longo do tempo, em diferentes lugares no mundo.

A continuidade dessa lógica política interativa, reflexiva e renovadora abre possibilidades para outros comportamentos e atitudes na vida em sociedade. Primeiro, ela nos sugere não buscar a antipolítica, ou seja, a prática aberta e dissimulada da violência no enfrentamento de conflitos humanos e sociais. Segundo, ela nos sugere não abandonar a política pois a indiferença e a evasão podem ser atenuantes do cotidiano opressivo e frustrante mas não implicam em soluções aos conflitos, sejam eles de qualquer espécie. Terceiro, ela nos sugere não rejeitar o sistema político e o pluralismo da vida democrática.

A política não se reduz a um jogo pelo poder. Ela traduz o desejo e a motivação na realização de um projeto de futuro, sem desconhecer e ignorar a existência de conflitos. Nesta perspectiva a política é o espaço da criatividade, da imaginação, da participação, da solidariedade e da liberdade humana. Ideias, instituições, reformas, legislação, organização social, eleições e debates políticos são decorrências da avaliação das transformações econômicas e das aspirações sociais e da solução aos conflitos delas resultantes. Um projeto político de futuro elabora e testa as políticas públicas mais apropriadas. Pensamentos, comportamentos e atitudes políticas possuem fundamentos culturais, são construídos social e historicamente. A política deve prevalecer e continuar.

Paulo Henrique Martinez, Assis.

Reflexões

"Enquanto pensava Pedro na visão, disse-lhe o Espírito: Estão ai dois homens que te procuram; levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei" Atos 10.19-20.

Nossas orações são ouvidas e respondidas por Deus em todo momento, mas o que tenho percebido são pessoas que mudam de ideia com tanta rapidez que a benção chega e o mesmo já esta com outro objetivo, perdeu o foco e a direção de Deus, outros sonhos e com isso não aceita ou despreza a vontade de Deus.

Deus envia pessoas para nos abençoar, para nos ajudar nas nossa caminhada e elas estão ali, como diz o verso acima "sem duvidar", esperando para lhe ajudar e entregar ou ajudar a alcançar a sua benção ou da sua família ou igreja, seja no ministério, no ramo empresarial, seja para salvação do último dia ou em qualquer área, mas devido algumas frustrações do seu passado, você acaba tornando impuro ou imundo aquilo que Deus enviou duvidando e perde sua tão pedida benção "oportunidade".

Nesta manhã não jogue fora o que Deus lhe enviou por causa do passado de frustrações e decepções, pois Deus está lhe enviando muito mais além daquilo que você possa pedir ou pensar e por isso, não despreze o melhor de Deus por invejas, brigas, medos, murmurações, etc, aceite e tudo irá bem em sua vida, família, ministério, empresa, etc, Deus tem o melhor e já deu a ordem através do Espírito Santo, "levanta-te, desce e vai com eles nada duvidando".

Aparecido Donisete Alves Junior, Rio Preto.

Solidariedade

Precisamos promover a solidariedade, a fraternidade, o desejo de bem, de verdade e de justiça. Este olhar contemplativo saberá guiar o discernimento dos responsáveis governantes, de modo a impelir as políticas de acolhimento até ao máximo dos limites consentidos pelo bem da própria comunidade retamente entendido, isto é, tomando em consideração as exigências de todos os membros da única família humana e o bem de cada um deles.

Oferecer a requerentes de asilo, refugiados, migrantes e vítimas de tráfico humano uma possibilidade de encontrar aquela paz que andam à procura, exige uma estratégia que combina quatro ações: acolher, proteger, promover e integrar.

Acolher representa a ampliação das possibilidades de entrada legal para refugiados e migrantes sem os repelir precocemente. Proteger lembra o dever de reconhecer e tutelar a dignidade inviolável daqueles que fogem de um perigo real em busca de asilo e segurança e impedir a sua exploração.

Charles Borg, Araçatuba.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso