Diário da Região

16/02/2018 - 00h13min / Atualizado 16/02/2018 - 00h13min

Artigo

Capitalismo x democracia

As ditaduras nem são mais necessárias. A cooptação se faz pela corrupção, à direita, à esquerda e ao centro

Arquivo Pessoal Laerte Teixeira da Costa
Laerte Teixeira da Costa

A ideia é do ex-ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, autor de um artigo "O capitalismo comerá a democracia - a menos que falemos" e que tem como tese a apropriação das formas de funcionamento das democracias pelos grupos econômicos, deformando-as e favorecendo o aparecimento de governos fortes.

No Brasil, o assunto foi levantado pelo ex-ministro Antônio Delfim Neto, afirmando que o poder econômico do País se apropriou do Congresso Nacional, antes o bastião de defesa das normas éticas de controle da vida nacional. Delfim, neste caso, é insuspeito.

Essa forma de cooptação não é nova. Inicialmente, os parlamentos foram manipulados pelos caudilhos e ou por ditaduras, governos que não escondiam o que eram. Apresentavam como forma de legitimação, a defesa do país contra um perigo iminente. Em nosso caso, o velho comunismo.

As ditaduras nem são mais necessárias. Hoje, a cooptação se faz pela corrupção e ela abarca tanto os políticos de esquerda quanto os de direita. Ninguém escapa e os partidos políticos são apenas uma das formas de permanência e continuidade da elite política nos postos chaves. Os partidos políticos, de fato, só existem para as formalidades eleitorais.

No atual congresso brasileiro, composto de 28 partidos, nenhum deles tem maioria. Começa pela inversão de valores na formação da "base de sustentação". Enquanto em democracias consolidadas, principalmente parlamentaristas, o governo emerge das urnas; entre nós, é depois das eleições que o presidente busca sua base de apoio, forjando-a nas trocas por cargos ou outras vantagens impublicáveis.

Como os partidos têm seus recursos, o sistema se auto protege e sobrevive, embora nada representem. Quem representa alguma coisa são as bancadas informais: bancada religiosa, bancada ruralista, bancada da bala, etc. São bancadas com dezenas de deputados, trocando favores entre si e impondo a pauta de votações, em geral permissiva, desreguladora e contrária aos interesses populares. Ninguém procura racionalizar os gastos ou modernizar a administração. A ordem é se locupletar.

Isso tudo proporciona o enfraquecimento da democracia e o aparecimento de messias oportunistas, prontos para buscarem o poder. Não é só entre nós. O populismo avança no mundo. A conceituada organização americana, não partidária, Freedom House, informou em seu relatório do ano passado que "a democracia está sob ataque e recua em todo o globo". Segundo ela, essa crise se intensificou à medida em que os padrões democráticos dos Estados Unidos estão se deteriorando.

Yanis Varoufakis assusta o capitalismo ao dizer que ele está fazendo uma espécie de autofagia e se aproximando de teses marxistas, aquelas que propalam sua autodestruição por sua própria forma de funcionamento predatório. No Brasil, com tanta volúpia e insensatez, o capitalismo está correndo o risco de assistir a senzala invadir a casa grande.

Laerte Teixeira da Costa, Secretário de Políticas Sociais da CSA (Confederação Sindical das Américas); ex-vereador em Rio Preto.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso