X

Diário da Região

07/02/2018 - 23h20min / Atualizado 07/02/2018 - 23h20min

Artigo

Loja Cosmos, 119 anos

A Maçonaria não corteja o poder, mas não se furta da responsabilidade de preparar seus membros

Há 119 anos, em 7 de fevereiro de 1899, era fundada em São José do Rio Preto a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cosmos, hoje, uma das mais respeitadas e tradicionais instituições de nossa cidade, com a honrosa marca de mais de um século de atividade ininterrupta. Em sua primeira reunião, foi presidida por João Bernardino de Seixas Ribeiro, fundador também de nossa cidade.

A força da Maçonaria vem sendo verificada no Brasil - e não apenas em São José do Rio Preto, desde os tempos do Império, tendo a Ordem participado ativamente dos bastidores de momentos históricos de grande relevo, como a Independência, a Abolição dos Escravos e a Proclamação da República e, em dias como os atuais, em que a desesperança se instala nos corações dos brasileiros.

Estar a frente de uma instituição secular, que em seus quadros sempre contou com políticos ilustres e grandes visionários, como Ezequiel Guimarães Correia, primeiro venerável mestre da Loja Cosmos; Alberto Andaló, ilustre prefeito de nossa cidade, dentre tantos outros, significa zelar pela tradição sem jamais esquecer a missão de avançar, fazendo com que as ferramentas dos dias atuais possam ser utilizadas em favor de nossos simbólicos atos e de nossos obreiros, pensando a sociedade atual e mirando o futuro de nossa nação.

Há de se destacar, porém, que a Maçonaria não corteja o poder, mas não se furta da responsabilidade de preparar seus membros para que exerçam tais atribuições se convocados forem. E com esse comprometimento é que a Loja Cosmos mantém, desde 2016, o Instituto Cosmos, entidade formativa que traz em si a preocupação em preparar não apenas maçons, mas membros da sociedade civil que estejam interessados em exercer protagonismo político, zelando pelo bem público.

É, também por meio de nosso Instituto que temos apoiado alunos de escolas públicas, premiando os esforços daqueles que conseguem os melhores rendimentos escolares, desafiando as dificuldades sociais e galgando, com firmeza, os degraus do sucesso pessoal e profissional.

Em tempos sombrios, em que a má gestão do dinheiro público parece ter se tornado endêmica, assim como a corrupção, a Maçonaria reafirma seus valores morais e éticos, conclamando a sociedade para que, unidos, possamos ver se restabelecer a "ordem" e o "progresso" de nossa terra, nos afastando mais e mais das práticas espúrias, abrindo espaços para discussões e debates, formação do pensamento crítico, pressionando os setores públicos e as entidades organizadas a tratarem com mais e mais rigor as apurações que se fazem necessárias e punirem, exemplarmente, aqueles que, de nossos impostos - e esforços, têm se beneficiado.

Parabéns a todos os maçons da Cosmos, de Rio Preto e do Brasil. Que nosso protagonismo seja sempre presente, para que nossas ações não se limitem apenas ao estudo do Estatuto Maçônico. Que Justiça, paz, fraternidade e amor sejam nossos companheiros e que o Grande Arquiteto do Universo nos ofereça sempre suas vibrações de paz.

Dani Ricardo Batista Mateus, 54º Venerável Mestre da Loja Maçônica Cosmos.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso