X

Diário da Região

16/02/2018 - 17h32min / Atualizado 16/02/2018 - 17h32min

VIAGEM

As fontes e praças mais charmosas de Roma

Roma é famosa por muitas coisas e também por suas praças com fontes de águas translúcidas e esculturas de grandes mestres

Alberto Andalo Júnior Pelas praças e fontes de Roma
Pelas praças e fontes de Roma

Roma é famosa por muitas coisas e também por suas praças com fontes de águas translúcidas e esculturas de grandes mestres.

 

O único problema é que as principais praças vivem lotadas de turistas e temos que chegar cedo para conseguir uma foto sem burburinhos.

A Piazza de Spagna é uma destas praças maravilhosas. Ela fica em Trinità dei Monti e tem uma bela escadaria que fica toda florida na primavera. Ela deve o seu nome ao palácio espanhol, sede da embaixada da Espanha.

Nesta praça está a fonte Barcaccia, que é espetacular! Ela remonta o período barroco e foi feita por Gian Lorenzo Bernini.

Outro lugar esplêndido é a Fontana di Trevi, magnífica, toda branca com águas claras, porém sempre lotada de turistas. Na primeira vez que estivemos em Roma, a Fontana di Trevi estava em reforma (capo lavoro), o que é comum acontecer com muitos monumentos. Desta últi

ma vez, no entanto, ela estava restaurada e foi uma emoção incrível se deparar com aquela maravilha!

A Fontana di Trevi é a maior e mais ambiciosa fonte barroca da Itália e está localizado no Orione Trevi. Ela fica na confluência de 3 vias (trevi), marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos maiores aquedutos que abasteciam Roma no ano 19 A.C. Naquela época, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilômetros da cidade (cena representada em escultura na própria fonte) e então o aqueduto foi construído e esta água passou a abastecer a própria Fontana. O monumento passou por vários restauros e modernizações, inclusive do sistema de água e de luz.

Para mim, a praça mais bonita de Roma é a Piazza Navona. Lá estão 3 fontes espetaculares: Fontana dei Quattro Fiume (4 rios), que representa os 4 principais continentes do mundo cortados por seus rios principais: Nilo, Ganges, Rio da Prata e Danúbio.

Outra fonte da praça é a Fontana del Nettuno, onde estão as esculturas de Neireide e os querubins e cavalos marinhos.

A terceira fonte é a Fontana del Moro, com uma escultura de uma pessoa meio marinha, meio humana, mais tarde chamada de El Moro, estrangulando um peixe entre as pernas. A água sai da boca do peixe.

Próximo à Piazza Navona fica a pequena Piazze delle tartarughe (praça da tartaruga). No centro dela está uma fonte com 4 pessoas segurando tartarugas.

A Piaza del Campidoglio, que fica numa das 7 colinas históricas, sobre as quais Roma foi fundada, é uma das obras de arte de Michelangelo. Hoje ela é uma das “praças do poder” de Roma, porque ali está a sede do Comune de Roma (que seria algo equivalente às prefeituras brasileiras). Esta praça foi remodelada por Michelangelo, que a transformou numa das mais belas de Roma!

Nesta praça existem 4 fontes e 2 gigantescas estátuas, que representam os rios Tibre e Nilo. Esta praça é muito usada para celebrar casamentos e é um local muito usado para as fotos dos noivos.

Há também a Fontana del Tritone, que fica na praça Bernini, com uma figura bebendo água sobre conchas e peixes.

Enfim, se eu fosse falar mais de todas estas maravilhas, eu não acabaria tão cedo. Este é um dos motivos pelos quais acho Roma a cidade mais espetacular do mundo!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso