Diário da Região

21/02/2018 - 22h47min / Atualizado 21/02/2018 - 22h47min

DIÁRIO TEC

O trabalho de um hacker ético

Especialistas em informática, eles usam o conhecimento para encontrar vulnerabilidades em sistemas de empresas e ajudar a corrigi-las

Arquivo Pessoal Fernando Azevedo
Fernando Azevedo

O mundo virtual, assim como o real, é composto por pessoas do bem e também alguns grupos que buscam se beneficiar chantageando e roubando. Na vida real, eles roubam pessoas, na vida virtual, roubam os dados pessoais. Na internet, o medo maior de qualquer pessoa ou empresa é que dados ou fotos pessoais sejam sequestrados por hackers. Mas se engana quem pensa que os especialistas em informática são apenas do mal.

Hacker é aquela pessoa que entende bem como a internet funciona e usa seu conhecimento para achar vulnerabilidades. A partir daí, vem a divisão entre hackers do mal, que usam essas vulnerabilidades em benefício próprio, e os hackers éticos, que tentam corrigir essas vulnerabilidades e alertar pessoas e empresas.

Esse é o trabalho desenvolvido por Fernando Azevedo, desenvolvedor web com mais de 10 anos de experiência no assunto. Sua equipe não faz ataques. "Trabalhamos exclusivamente testando servidores de empresas com autorização por escrito. Porém fazemos um trabalho de conscientização e limpamos registros negativos de pessoas que sofreram cyberbullying", diz.

Segundo o especialista, hoje a internet não é um campo seguro. Os hackers podem se esconder com VPN (Rede privada virtual) e navegadores Tor. Além disso, existem também as ferramentas para falsificar e-mails, testar a segurança de sites e servidores, softwares para copiar sites, links que podem ser manipulados para que as pessoas cliquem e liberem o acesso do computador delas para o hacker. "O Brasil é um dos líderes em crimes de phishing, então é importante tomar cuidado com os e-mails que recebem de contas a pagar, pedidos urgentes ou prêmios maravilhosos - duvide de todos os e-mails que você não pediu", explica o especialista.

Azevedo, que é co-autor do Livro Segredos de Cyber Security, que será lançado nos EUA e no Brasil ainda este ano, explica que existem três maneiras principais de como os hackers conseguem invadir um computador. A primeira envolve fazer um scan de um servidor buscando versões desatualizadas que apresentam alguma vulnerabilidade. O software também indica possíveis problemas que podem ser testados manualmente pelo hacker. Depois vem vulnerabilidade do site para se tentar inserir algum código ou arquivo malicioso no servidor. E, como também na vida real, na virtual os hackers "do mal" estão cada vez mais se especializando e inovando na maneira de aplicar golpes. "Finalmente vem a técnica nova, chamada de engenharia social, que estuda os alvos antes e procura se aproximar deles, enviam e-mails falsos fingindo ser o colega, o parente ou o chefe para que eles cliquem em algum link ou baixem um arquivo que, debaixo dos 'panos', está dando acesso ao hacker", diz.

Para finalizar, a melhor maneira para detectar um sistema invadido é com inserção de armadilhas para hackers - arquivos falsos de senhas ou contas de banco que permitem levantar uma suspeita de invasão. Outra dica é a troca de senhas por senhas bem fortes com ajuda de softwares que tentam diversas senhas com informações sobre a pessoa e familiares. "Uma auditoria no sistema, nos usuários e nos logs timber pode ajudar a investigar o ataque", finaliza.

 

Trending

Divulgação Teste que bombou na internet
Teste que bombou na internet

Teste de aparência bombou na internet

E aí, você já fez o teste de como seria a sua aparência se fosse do sexo oposto? O que achou? Se não fez ainda, vou explicar como funciona. Você acessa o link que algum amigo compartilhou com o resultado, ou entra pelo próprio site do Kueez, clique em "entrar com o Facebook", continue com o seu login, escolha a sua melhor foto e espere alguns segundos. Depois de carregado, você verá como seria a sua aparência se fosse do sexo oposto. Essa é uma brincadeira divertida que tomou conta de internautas de todas as idades, mas é preciso ter cuidado, principalmente pelas questões de privacidade. Após fazer o teste, o usuário deve acessar as configurações do Facebook e, na lateral esquerda da tela, clicar em "Aplicativos". Depois, basta localizar o app "Kueez" e clicar sobre o "x", à direita do nome, para removê-lo.

O maior SSD do mundo

E teve mais uma novidade da Samsung divulgada nesta semana. A fabricante anunciou o maior SSD do mundo. Com precisamente 30,72 TB, o PM1643 chega com o dobro de armazenamento do Samsung PM1633a, modelo mais robusto até então, com 15,36 TB de espaço. O SSD é um dispositivo de armazenamento menor, mais resistente e mais rápido que o disco rígido. O novo modelo também conta com chips 3-bit de 512 GB, 40 GB de DRAM, novo controlador e software personalizado.

 

Dicas da Semana

Como proteger crianças na internet

Uma pesquisa divulgada pela Avast sobre o comportamento de crianças e adolescentes na internet aponta que metade delas (50%), entre três e seis anos de idade, acessou algum site com conteúdo adulto. Nós listamos três aplicativos que ajudam os pais na segurança dos filhos na internet:

Kids Place

Com esse app, os pais conseguem bloquear sites, aplicativos ou qualquer outro tipo de conteúdo inapropriado. Você também pode monitorar chamadas e mensagens. Ele é um aplicativo abrangente de controle para Android gratuito que restringe a maneira como seus filhos usam seus telefones.

Screen Time Parental

Os pais conseguem controlar facilmente o tempo que seus filhos gastam no dispositivo e deixá-los dormir sem enfrentar qualquer distração. Ele também possui uma ferramenta de bloqueador de aplicativos que pode restringir o tipo de conteúdo acessível aos pequenos.

Kids Zone

Se seus filhos acessam seu telefone com frequência, você pode restringir facilmente a maneira como eles usam seu dispositivo com este aplicativo. Crie perfis individuais e deixe-os ter um uso restrito com este aplicativo de controle de pais para Android gratuitamente.

 

Google Pay chega oficialmente ao Brasil

Divulgação Imagem de como funciona o Google Pay
Imagem de como funciona o Google Pay

A Google anunciou a chegada ao Brasil do Google Pay, serviço que unifica Android Pay e Google Wallet, os dois sistemas de pagamentos da gigante de Mountain View. O aplicativo já está disponível na Play Store brasileira e visa facilitar a realização de pagamentos tanto na web quanto fora dela. O aplicativo do Google Pay reúne informações sobre todas as suas compras, indica lojas próximas à sua localização e conta até mesmo com informações sobre programas de fidelidade, vale-presentes e recompensas. Por meio dele, você pode acessar, incluir e remover cartões de crédito ou débito em sua conta Google. A empresa garante a segurança das transações realizadas no Google Pay por meio de um avançado sistema de proteção integrado.

Novidade dos novos Galaxy S9 e Galaxy S9

Divulgação Design do novo Galaxy S9, que será lançado na próxima semana
Design do novo Galaxy S9, que será lançado na próxima semana

A Samsung anuncia os novos Galaxy S9 e Galaxy S9+ na próxima semana, mas já vazou uma das principais novidades: ela está escondida dentro do aplicativo Unpacked 2018, da própria Samsung e que foi lançado recentemente na Play Store. Ali, há uma função oculta de realidade aumentada que deixa o usuário escanear a logo ou a caixa de um produto da empresa a fim de obter um teaser sobre o que será visto no evento da próxima semana.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso