X
X

Diário da Região

01/02/2018 - 15h11min / Atualizado 01/02/2018 - 15h11min

FILHOTES

Cuidados com as fêmeas durante a gestação

Cadelas e gatas precisam de atenção especial antes, durante e após a chegada dos filhotes

Divulgação Um dos filhotes da Penélope, da raça buldogue francês
Um dos filhotes da Penélope, da raça buldogue francês

É tão lindo ver filhotinhos de cães e gatos, eles são fofos e ao mesmo tempo tão frágeis, mas você já parou para pensar como é a gestação de cadelas e gatas? Assim como as mulheres, os animais precisam de cuidados especiais para ter uma gestação tranquila e saudável.

O veterinário René Rodrigues Junior, da Magnus, explica que a gestação é um momento muito especial para fêmeas de qualquer espécie. “No caso das cadelas e gatas, não poderia ser diferente: requer cuidados específicos e uma mudança brusca na rotina dos pets, desde o início do cio até o parto”, diz o especialista.

Ainda segundo o veterinário, o período do cio ocorre nas cadelas de pequeno porte e de grande porte, respectivamente, a partir do sétimo mês e do primeiro ano de vida. Já para as gatas, essa etapa chega a partir do sexto mês. Para ambas espécies, a duração do cio é de 21 dias.

Nas raças pug e buldogue francês, algumas fêmeas precisam passar por cesariana, por isso o cuidado extra. É o caso da cadela Penélope, da raça buldogue francês. Ela teve lindos filhotinhos no dia 23 de janeiro. A gestação foi tranquila segundo Rosangela Fuscaldo, proprietária do Canil Elohim Fuscaldo, que cria cães das raças buldogue francês, pug, spitz e rotweiller. “Fizemos exames antes, ultrassom para acompanhar a saúde da mãe e dos bebês”, diz.

Rosangela enumera alguns cuidados com as cadelas durante a gestação, que dura pouco mais de dois meses: “Não fazer caminhadas no final da gestação; ter um ambiente tranquilo, livre de estresse; ambiente climatizado devido ao calor que a gestante sente, com bastante água fresca e alimentação. Usamos ração para cães filhotes porque têm mais vitaminas e cálcio associada a alimentação natural, sem temperos e suplemento mineral.”

Rodrigues Junior alerta ainda para os cuidados com o peso das cadelas e gatas. O especialista diz que é natural que, com a alimentação mais frequente, elas ganhem alguns quilos, no entanto isso não pode ultrapassar os 30% do peso anterior a gestação. Engordar demais pode prejudicar no momento do parto e o futuro dos pets.

Com a proximidade do nascimento do filhote, o veterinário diz que o dono precisa se preparar para presenciar comportamentos diferentes e, até, estranhos das mamães. “As cadelas normalmente ficam bem mais quietas e podem, por exemplo, 'roubar' roupas e tecidos para fazer ninhos; enquanto as gatas ficam menos sociáveis e tentam se esconder a todo momento. Tudo isso, é claro, faz parte da natureza dos animais.”.

Quando os filhotes chegam

Os bebês da Penélope são lindos e saudáveis, e assim como ela, também precisam de cuidados dia e noite. “Enquanto o leite da mamãe não desceu, usamos leite artificial. Eles se alimentam de duas em duas horas. É fundamental amor e atenção sempre”, diz Rosangela.

A proprietária do canil explica que a partir do 28º/30º dia é introduzida papinha, ração seca e água. A alimentação é rica em carboidrato e ração para filhotes, proteína animal e suplementos.

Abaixo você pode conferir os bebês e a Penélope durante a amamentação! (Atenção! Imagens fortes, você pode se encantar!)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso