Diário da Região

15/02/2018 - 00h11min / Atualizado 15/02/2018 - 08h50min

INVESTIGAÇÃO POLÍTICA

Apoiador de Branco pede Comissão Processante contra Pupo

Presidente da Câmara, Jean Charles, pediu parecer jurídico antes propor votação contra vereador

Divulgação/Facebook Branco abraça Antonio de Souza, a quem disse não conhecer ao ser questionado pelo Diário e se desmentir depois
Branco abraça Antonio de Souza, a quem disse não conhecer ao ser questionado pelo Diário e se desmentir depois

O vereador Renato Pupo (PSD) foi alvo de pedido de abertura de Comissão Processante (CP) na Câmara de Rio Preto nesta quarta-feira, 14. Se aprovado o pedido, feito pelo morador Antonio Maurício de Souza, uma comissão será aberta para investigar se houve quebra de decoro na conduta de Pupo em recente conversa telefônica gravada pelo também vereador Anderson Branco (PR).

Na conversa, Pupo, que é delegado da Polícia Civil, faz um "alerta" a Branco sobre informação que teria chegado até ele de problemas familiares do colega no passado e que resultaram em queixa contra o vereador do PR na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Branco se sentiu ameaçado com conversa e denunciou Pupo na Corregedoria da Polícia Civil em Rio Preto.

Branco recebeu a ligação após pedir informações na Câmara de detalhes sobre os horários de trabalho de Pupo. Segundo ele, na condição de delegado, o vereador do PSD não poderia frequentar a Casa diariamente. Pupo afirma ter aval da polícia para ausentar-se da delegacia e disse que fez a ligação apenas avisar Branco de que teria recebido tal informação, mas que não iria utilizá-la politicamente. Branco e Pupo são desafetos no Legislativo.

No pedido de CP apresentado por Souza, o vereador do PSD teria se utilizado do cargo de delegado para "obter informações privilegiadas a fim ameaçar adversários políticos".

Ainda segundo a denúncia, Pupo teria infringido o artigo 34, parágrafo II da Lei Orgânica do Município. O documento foi encaminhado diretamente para o presidente da Câmara, Jean Charles (MDB), que pediu parecer jurídico.

A Coluna apurou que Souza foi doador de campanha de Branco na eleição de 2016. Procurado, o vereador do PR disse, por telefone, que não conhecida o cidadão. Em seguida, ele retornou a ligação e admitiu que o denunciante era seu "amigo". "Realmente, ele é um amigo meu", admitiu Branco. Para a Diretoria Jurídica do Legislativo, o vereador do PR não poderia votar o pedido neste caso.

Para Pupo, trata-se de perseguição. "Acho lamentável. É uma coisa muito pequena", disse ele, ao negar que ameaçou Branco no episódio.

Jean Charles afirmou que espera parecer da Diretoria Jurídica para colocar ou não o pedido contra Pupo em votação no plenário.

Frase:

"Tem alguns gastos que precisam ser cortados imediatamente. Alguns já foram. Tem pagamento em excesso, por exemplo, de adicional de insalubridade sem motivo para isso"

Angelo Bevilacqua, secretário da Fazenda de Rio Preto e presidente interino da Emurb, sobre corte de despesas que pretende fazer na empresa, onde age como interventor a pedido de prefeito  

 

IPTU com desconto de 10% vence hoje

Termina nesta quinta-feira, 15, o prazo para o pagamento à vista do IPTU em Rio Preto, com desconto de 10%. Segundo a Prefeitura, contribuintes que por algum motivo ainda não receberam o carnê do IPTU podem imprimir o boleto no Poupatempo, em frente ao Mercado Municipal, no Ganha Tempo Cidadão, no Shopping Cidade Norte, ou ainda acessar a segunda via do boleto pela internet no site da Prefeitura, no www.riopreto.sp.gov.br. Quem optar pelo parcelamento do imposto, que pode ser feito em até dez vezes, o vencimento da primeira parcela será em 12 de março. Os boletos do IPTU podem ser pagos em agências bancárias ou casas lotéricas.

Na Rede

Divulgação Deputado Orlando Bolçone (PSB) conversa com o prefeito Edinho Araújo (MDB) na gabinete deste último na Prefeitura de Rio Preto. Tarde de sexta-feira, 9, véspera de Carnaval, os dois já estavam em mangas de camisa
Deputado Orlando Bolçone (PSB) conversa com o prefeito Edinho Araújo (MDB) na gabinete deste último na Prefeitura de Rio Preto. Tarde de sexta-feira, 9, véspera de Carnaval, os dois já estavam em mangas de camisa

Cena republicana

Cena pouco vista na home do portal da Prefeitura de Rio Preto exibe o prefeito Edinho Araújo ao lado do deputado estadual Orlando Bolçone (foto). Político não é de ficar dando colher de chá para outro, ainda mais quando esse outro foi seu adversário direto na última campanha, como no caso dos dois. A nota no site oficial destaca a contribuição de Bolçone na doação de uma área de 26 hectares do antigo IPA do governo estadual para o município.

Só pra lembrar

O vereador Marco Rillo (PT) não deixou passar batido. Sob o título "Quanta diferença um ano faz", postou duas reportagens do Diário. Uma de quando Edinho Araújo voltou ao cargo de prefeito, em 1º de janeiro do ano passado, e anunciou que o presidente Michel Temer havia liberado R$ 1 milhão para a Cidade da Criança e outra desta terça, 14, mostrando que o lugar segue degradado.

Bloco dos figurões

Pelas imagens postadas pelo deputado estadual Itamar Borges (MDB) nas redes sociais vê-se que não apenas um, mas dois secretários de Estado caíram na folia em Votuporanga. Em uma das fotos, Itamar aparece ao lado do secretário de Transporte, Laurence Casagrande. Outro auxiliar de Alckmin que passou por lá foi Floriano Pesaro (Desenvolvimento Social).

Moral com Alckmin

Falando em Votuporanga, o ex-prefeito da cidade e hoje deputado Carlão Pignatari (PSDB) postou vídeo ao lado do também tucano governador Geraldo Alckmin nesta quarta, 14, para anunciar a doação da área onde está o bairro Sítio do Estado em Tanabi para a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo fazer a regularização fundiária de mais 400 famílias que moram no local.

 

Notas

Guilherme Baffi 23/11/2017 Sueli Petronilia Amâncio Costa
Sueli Petronilia Amâncio Costa

CPI da Guarda

Mais quatro vereadores aderiram nesta quarta-feira, 14, à CPI da Guarda: Marco Rillo (PT), Pedro Roberto (PRP), Renato Pupo (PSD) e Márcia Caldas (PPS). Já tinham assinado o pedido da abertura de comissão Paulo Pauléra (PP), Anderson Branco (PR), Celso Peixão (PSB), Claudia De Giuli (PMB), Fábio Marcondes (PR), Francisco Júnior (DEM), Gerson Furquim (PP), Jorge Menezes (PTB) e José Carlos Marinho (PSB).

Ausência sentida

O prefeito Edinho Araújo (MDB) gosta de dizer que a educação é uma prioridade. Longe de duvidar da palavra do prefeito, mas uma professora da escola Darcy Ribeiro, na zona norte de Rio Preto, questionava a ausência dele e da secretária Sueli Costa (foto) em singela homenagem prestada nesta quarta, 14, na escola, ao professor Diego Mahfouz, indicado finalista do Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação. A favor de Edinho, ele mandou representante e ligou para o professor. O anúncio dos finalistas foi feito por Bill Gates, que citou Mahfouz nominalmente . 

Curtas

Johnny Torres 15/12/2017 Secretario de governo Jair Moretti
Secretario de governo Jair Moretti

Comprometidos - O vereador Renato Pupo (PSD) disse que recebeu a bênção do partido para lançar sua candidatura a deputado estadual na eleição deste ano. Ele, porém, não contará com o apoio de colegas na Câmara de Rio Preto. "Com quem tenho afinidade ou é candidato ou já assumiu compromisso com outros nomes", disse Pupo, que fará com Eleuses Paiva a sua principal dobrada.

Começo - A crise na Emurb ainda vai longe. Auditoria diz que cargos do conselho da empresa devem ser técnicos. O secretário de Governo, Jair Moretti (foto), faz parte do conselho. E seu fiel assessor, Gibran Belasques, é diretor-administrativo financeiro da Emurb. Sem contar que em 2001, quando Moretti era presidente do órgão, parente de Gibran passou em concurso da empresa. Fato que a CPI quer apurar.

Polêmica à vista - Se depender do ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, o autofinanciamento das campanhas por parte dos candidatos não vai prosperar. A investida de Toffoli vai contra decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo a qual candidatos podem custear integralmente suas campanhas, com dinheiro do próprio bolso, até o limite previsto para cada cargo.

Pode vir quente - Questionado sobre a filiação do vice-governador Márcio França, hoje no PSB, ao PSDB para disputar com governo estadual, o prefeito de São Paulo, João Doria, não passou recebido. "Não há nenhum mal", disse o tucano, que também está de olho no cargo. Doria, no entanto, defende que sejam realizadas prévias para a escolha do candidato. "Sou filho das prévias. É bom, é saudável", disse.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso