Diário da Região

09/02/2018 - 00h06min / Atualizado 09/02/2018 - 00h06min

FRAUDE NA ÁREA AZUL

CPI da Emurb cai nas mãos da oposição

Marco Rillo afirma que vai convocar até o secretário de Governo do prefeito

Mara Sousa 8/2/2018 Presidente da Câmara, Jean Charles (MDB), retira nome da caixa durante sorteio que definiu a composição de CPI, nesta quinta-feira, 8, na sede 
do Legislativo
rio-pretense
Presidente da Câmara, Jean Charles (MDB), retira nome da caixa durante sorteio que definiu a composição de CPI, nesta quinta-feira, 8, na sede do Legislativo rio-pretense

Vereadores que fazem oposição ao prefeito Edinho Araújo (MDB) vão dominar a CPI criada pela Câmara de Rio Preto para investigar denúncias de irregularidades na Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb). O sorteio que definiu os integrantes da comissão nesta quinta-feira, 8, saíram os nomes de Marco Rillo (PT), autor do pedido de investigação, que vai presidir a comissão, e de Gerson Furquim (PP), outro que não integra a base governista, como relator. O terceiro e último titular é Celso Peixão (PSB), único alinhado com o gabinete. José Carlos Marinho (PSB) será suplente. Rillo e Furquim chegaram a comemorar o resultado do sorteio.

Anderson Branco (PR), Márcia Caldas (PPS), Pedro Roberto (PRP), Jorge Menezes (PTB) e Renato Pupo (PSD) e o próprio presidente da Câmara, Jean Charles (PMDB) também assinaram o pedido de CPI, mas nenhum não foram sorteados. Jean Charles, pela função de presidente, e Pupo haviam manifestado que não iram participar da CPI.

O prazo de 120 dias para investigar as denúncias sobre a Emurb começa a contar com publicação da resolução que oficializa a instalação da comissão, o que deve ocorrer no sábado, 10.

Definidos os nomes, o presidente da CPI afirmou que a prioridade do grupo será convocar o empresário Wagner Costa. Ele é dono da Inovare Cartuchos, empresa contratada pela Emurb para implantar o aplicativo da Área Azul digital. Em entrevista ao Diário, Wagner afirmou que haveria suposto esquema de venda de talões falsos da Área Azul e até troca de cheques com dinheiro do caixa da empresa pública. Ele confirmou as denúncias em depoimento no Ministério Público.

"Vou sugerir que o Wagner seja o primeiro a ser chamado. Vamos requerer também cópia do depoimento dele no Ministério Público", afirmou Rillo. O vereador disse que a comissão irá se reunir nos próximos dias para definir cerca de 20 requerimentos sobre gastos da Emurb e pedir informações de sindicância aberta na Prefeitura para apurar as mesmas denúncias

Rillo disse que pretende convocar o secretário de Governo, Jair Moretti. "Ele faz parte do conselho da Emurb. Tem de ser ouvido", afirmou. Outro convocado, segundo o presidente da comissão, será o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Liszt Abdala. Empresas de familiares do ex-secretário participaram da licitação da Área Azul digital, por meio de carta convite. A CPI mira as gestões de Edinho e de Valdomiro Lopes (PSB).

Por meio de nota, a assessoria de Edinho informou que o prefeito não iria comentar o assunto e que a CPI é uma "uma prerrogativa dos vereadores". Já Moretti afirmou que Rillo tem problemas pessoais com ele e disse que o governo já investiga a Emurb. "Minha preocupação é zero. A Câmara tem direito de fazer CPI", disse.

Nova comissão mira a Guarda Municipal

Poucas horas depois de a Câmara definir a composição da comissão para investigar a Emurb, vereadores criaram outra CPI na Casa. Desta vez, o foco são denúncias que envolvem a Guarda Municipal. Os fatos apontados no requerimento são "constrangimento ilegal de agentes, abuso de autoridade, prevaricação, negativa de fornecimento de documentos, irregularidades em sindicâncias e até falta de uso de fardamento da Guarda".

A comissão foi proposta por Paulo Paulo Pauléra (PP), que conseguiu apoio de outros oito colegas. Além e Pauléra assinaram o pedido de CPI da Guarda Anderson Branco (PR), Celso Peixão (PSB), Claudia De Giuli (PMB), Fábio Marcondes (PR), Francisco Júnior (DEM), Gerson Furquim (PP), Jorge Menezes (PTB) e José Carlos Marinho (PSB).

Segundo Pauléra, a CPI foi criada a partir de dossiê apresentado a vereadores pela Associação dos Guardas Municipais de Rio Preto. A queixa é sobre a conduta do corregedor da Guarda, José Carlos Floriano. "Nas sindicâncias e processos administrativos instaurados na Corregedoria, há enorme quantidade de falhas processuais insanáveis, que têm o condão de anular os processos administrativos e ensejam a impetração de mandados de segurança e postulação de indenização por danos morais", afirma trecho do documento, que também foi encaminhado ao prefeito Edinho Araújo (MDB).

O vereador afirmou que irá tentar acordo entre os vereadores que assinaram a comissão para ele seja presidente, Fábio Marcondes, o relator, e Anderson Branco, membro. Sem consenso, a definição é feita por sorteio.

A nova CPI pegou o Executivo de surpresa. "São questões sobre a Guarda e fiquei sabendo agora a pouco", disse o secretário de Governo, Jair Moretti, no final da tarde. Responsável pelo comando da Guarda, o secretário de Trânsito, Marcos Apóstolo, não atendeu o celular.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso