X

Diário da Região

21/02/2018 - 15h34min / Atualizado 21/02/2018 - 15h34min

Conheça Tabapuã

Wikipédia Município de Severínea
Município de Severínea

Tabapuã é um município brasileiro do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de 11.363 habitantes (IBGE/2010). Tabapuã pertence à Microrregião de Catanduva. Segundo Teodoro Fernandes Sampaio Tabapuã provém do tupi: Taba = aldeia, reunião de ócas ou casas e, Puã (Puá) = redondo, portanto, Aldeia Redonda. 

Na segunda metade do século XIX, surgiu o povoado de Rancharia, entre os rios São Domingos e Turvo, e às margens do córrego Limeira, afluente deste último.

Com a construção da estrada imperial do Taboado, que saia de Jaboticabal, passava nas proximidades do primitivo núcleo de Rancharia e se dirigia a São José do Rio Preto, até a barranca do Rio Paraná, quase na confluência dos rios Grande e Parnaíba, o povoado deslocou-se para as margens da estrada, passando a dominar as terras de São Lourenço do Turvo e São Domingos.

João Maurício Ferreira é considerado o fundador da cidade pois doou 40 (quarenta) alqueires de suas terras à Diocese de São Carlos, área onde foi construída a capela pioneira de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade e, em seu entorno surgiram os nove quarteirões iniciais, incluindo a atual Praça César Carvalho.

Em 22 de agosto de 1907, através da Lei Estadual nº 1075, foi criado o Distrito de Paz de Tabapuã, subordinado ao município de Monte Alto.

Em 1911, Tabapuã é elevada a vila.

Em 27 de novembro de 1919, através da Lei Estadual nº 1662, Tabapuã é elevada a categoria de município, desmembrado do município de Monte Alto. Sua instalação ocorreu em 7 de março de 1920.

Em 1933, o município de Tabapuã era constituído de 2 distritos: Tabapuã e Ibarra.

Através do Decreto Estadual nº 9775, de 30 de dezembro de 1938, o município de Tabapuã recebeu o distrito de Novais do município de Catanduva e cedeu o território do extinto distrito de Ibarra para o novo distrito de Catiguá, no município de Catanduva.

Através da Lei Estadual nº 7664, de 30 de dezembro de 1991, o distrito de Novais é desmembrado do município de Tabapuã, permanecendo este apenas com o distrito sede

Fundação: 27 de novembro de 1919 

Gentílico: tabapuanense

Prefeita: Maria Felicidade Peres Campos Arroyo 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso