X

Diário da Região

14/02/2018 - 14h40min / Atualizado 21/02/2018 - 15h16min

NA CÂMARA

Morador pede investigação contra Pupo

Denúncia de quebra de decoro por suposta ameaça a Branco foi protocolada no início da tarde desta quarta, 14

Johnny Torres/Arquivo Renato Pupo
Renato Pupo

A Câmara de Rio Preto deve votar na sessão desta quarta-feira, 14, abertura de comissão processante contra o vereador Renato Pupo (PSD). Se aprovado pedido, feito pelo morador Antonio Maurício de Souza, uma comissão será aberta para investigar a conduta de Pupo em recente conversa gravada pelo também vereador Anderson Branco (PR). 

Na conversa, Pupo, que é delegado da Polícia Civil, conversa com Branco para "alertar" Branco sobre informação que teria chegado até ele por problemas familiares no passado, que teriam resultado em queixa contra o vereador do PR na Delegacia das Mulheres.  Branco chegou a fazer queixa na Corregedoria de Polícia contra Pupo.

Branco afirma que se sentiu ameaçado com a ligação que segundo ele foi feita depois dele protocolar pedido na Câmara de informações detalhes sobre os horários de trabalho de Pupo na Câmara. Segundo ele, na condição de delegado, o vereador do PSD não poderia frequentar a Casa diariamente. Pupo afirma ter aval da polícia para ausentar-se da delegacia e disse que fez a ligação apenas dar um aviso a Branco de que teria recebido tal informação, mas que não iria utilizá-la politicamente. Branco e Pupo são desafetos no Legislativo. 

O requerimento foi protocolado às 13h40 desta quinta e acusa Pupo de quebra de decoro parlamentar. Segundo a denúncia, Pupo teria utilizado do cargo de delegado para "obter informações privilegiadas a fim ameaçar adversários políticos."

Ainda segundo a denúncia, Pupo teria infringido o artigo 34, parágrafo II da Lei Orgânica Municipal.  Este artigo afirma que "perderá o mandato o Vereador: II - Cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar ou atentatório às instituições vigentes"

O documento foi encaminhado diretamente para o presidente da Câmara, Jean Charles, que irá  pedir parecer jurídico. 

Mais informações em instantes

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso