X

Diário da Região

21/02/2018 - 15h26min / Atualizado 21/02/2018 - 15h26min

Conheça Riolândia

Wikipédia Município de Riolândia
Município de Riolândia

Riolândia é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 19º58'51" sul e a uma longitude 49º40'55" oeste, estando a uma altitude de 438 metros. A cidade tem uma população de 11.429 habitantes (IBGE/2013) e área de 633,4 km². Riolândia pertence à Microrregião de Votuporanga. 

Fundação: 26 de março de 1954 

Primitivamente a região próxima à confluência do Rio Turvo com o Rio Grande era habitada por tribos de índios Caiapós, e foi por lá que os primeiros desbravadores entraram em terras, hoje, riolandenses.

O Padre José Vicente Gonçalves de Macedo, estabeleceu contato com os índios próximos à confluência, onde hoje se localiza a cidade mineira de São Francisco de Sales e que acabou transpondo o Rio Grande e penetrando em São Paulo pelo Rio Turvo. Após ser obtido êxito na missão pacificadora, vieram diversas famílias paulistas, mas que seguiram o mesmo percurso missionário, isto é, pelo triângulo Mineiro. Assim vieram as famílias Costa Maldonado, os Lemos Campos, os Santana e Felisbino, que passaram a ocupar as terras do Turvo, mais tarde constituindo um povoado junto ao córrego do Veadinho. São considerados os fundadores, Antônio Livino Borges e Joaquim Escolástico Maldonado.

Embora a povoação tivesse sua formação em fins do século XIX, somente em Março de 1935 foi criado o Distrito de Paz, no Município de Olímpia, com o nome de Veadinho (por conta do córrego que atravessa o local).

Em 1938, o Distrito de Paz de Veadinho foi transferido da cidade de Olímpia para o recém criado município de Paulo de Faria (anteriormente Patos).

Em 30 de Novembro de 1944 o nome do distrito foi alterado para Veadinho do Porto.

Em 30 de Dezembro de 1953, foi elevada a categoria de município, após um concurso envolvendo toda cidade, passou à denominação de Riolândia.

Gentílico: riolandense

Prefeito: Fabiana Barcelos Ferreira

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso