X

Diário da Região

21/02/2018 - 15h46min / Atualizado 21/02/2018 - 15h46min

Conheça Bady Bassit

Wikipédia Conheça Auriflama
Conheça Auriflama

Bady Bassitt é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 20º 55'05" Sul e a uma longitude 49º 26'43" Oeste, estando a uma altitude de 510 metros. A cidade tem uma população de 14.603 habitantes (IBGE/2010) e área de 108,5 km². Bady Bassitt se localiza no norte do estado, a 10 km de São José do Rio Preto. 

Dizia Lourenço da Silva Pontes que seus pais eram proprietários de terras compostas por cinquenta alqueires nas fazendas Borá e Campo e que, quando entraram para abertura do local, era apenas mata virgem e não havia nenhuma estrada. Isso aconteceu na última década do século XIX. Na divisa das duas fazendas havia um córrego, chamado Borboleta, porque havia na passagem da estrada velha enorme quantidade de borboletas que sobrevoavam a margem do rio. Mais tarde, o nome Borboleta foi dado ao povoado que se formaria.

Em 1908, foi aberta uma estrada que ligava o lugar a São José do Rio Preto. Em uma pequena casa, em frente a atual Igreja Central, o português Alberto Branco instalou a primeira venda de secos e molhados. Ele foi o primeiro comerciante a se estabelecer no povoado de Borboleta, em 1912. Por conselho de um amigo, Manoel Antonio da Silva doou um alqueire de suas terras para a fundação do patrimônio de São Sebastião de Borboleta, onde foi construída a primeira capela, em 1914.

O povoado foi fundado em 13 de fevereiro de 1914, por Silva. Já o Distrito de Paz foi criado em 1926, pela lei 2.171, de 27 de dezembro de 1926. A vila de Borboleta foi elevada a patrimônio de distrito de São José do Rio Preto pela lei 2171, de 12 de dezembro de 1926.

Já a criação do município de Borboleta se deu em 1959, pela lei 5285, de 18 de fevereiro de 1959, após intensa campanha de esclarecimento junto aos moradores quanto aos benefícios da independência de Borboleta. Essa campanha foi liderada por moradores mais influentes, tendo à frente o Serventuário da Justiça, titular do Cartório de Paz e Tabelionato de Borboleta, Paulo Augusto da Silva, que redundou em uma aprovação esmagadora no plebiscito levado a efeito. E, o primeiro prefeito foi João Matheus Teles de Menezes. Pela lei 8050, de 1963, ele alterou o nome de Borboleta para Bady Bassitt, em homenagem ao deputado estadual de São José do Rio Preto. Essa alteração incomoda até hoje alguns moradores e ex-moradores mais conservadores. A lei municipal de 25 de abril de 1974, reconheceu oficialmente Antonio Manuel da Silva como fundador do município. 

Fundação: 18 de fevereiro de 1959 

Gentílico: bassitense

Prefeito: Luiz Antonio Tobardini

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso