Diário da Região

04/03/2018 - 00h30min / Atualizado 03/03/2018 - 22h21min

Lançamento de Martelo

Rio-pretense pronto para defender Brasil na Finlândia

Alencar treina a todo vapor e está próximo de obter índice no lançamento de martelo do Mundial de Atletismo

Guilherme Baffi 21/2/2018  Alencar Pereira  treinando lançamento de martelo
Alencar Pereira treinando lançamento de martelo

O rio-pretense Alencar Chagas Pereira, 19 anos, atleta de lançamento de martelo se prepara para a disputa do torneio Federação Paulista de Atletismo (FPA), nos dias 17 e 18 de março em São Bernardo do Campo. Essa será a primeira tentativa do ano para conseguir índice para representar o Brasil no Mundial Sub-20 na Finlândia. "A marca exigida para integrar a Seleção Brasileira é de 71,72 metros e consegui atingir em torno de 71 metros durante a preparação. Mas, como nos treinamentos o rendimento é inferior às competições, pode ser que consiga lançar em torno de 73 ou 74 no estadual", disse Alencar.

Para conquistar o seu objetivo neste torneio FPA em São Bernado, o lançador participou nas últimas semanas do Camping Internacional do lançamento do martelo, no Rio de Janeiro, ao lado do treinador Flávio dos Santos Silva e do esloveno Vladimir Kevo. "É sempre bom estar entre os melhores da modalidade e com pessoas que acrescentam o desenvolvimento do esporte. O Vladimir é referência mundial no lançamento de martelo, por exemplo", afirmou o atleta.

O treinador esloveno foi um dos consultores no Camping realizado sob organização da Confederação Brasileira de Atletismo e Comitê Olímpico Brasileiro. Participou também o finalista olímpico e recordista sul-americano Wagner Domingos, o Montanha.

Se conseguir o índice na competição estadual, Alencar integrará a Seleção Brasileira no Mundial Sub-20 marcado para julho, na Finlândia. Alencar já atingiu o feito no ano passado, quando lançou o martelo por 67,76. E, caso não consiga o índice nesta primeira etapa paulista, Alencar volta a lançar o martelo em abril, em outra etapa do estadual. A outra chance será em julho no Brasileiro Sub-20.

Conquistas e dificuldades

Desde 2015, Alencar conquistou em torno de 17 medalhas no esporte. São 13 de ouro, duas de prata e duas de bronze. Em 2017, o atleta chegou ao ápice da promissora carreira ao conquistar o Sul-Americano Sub-20, em Georgtown, na Guiana, após lançar o martelo por 71,42 metros.

O rio-pretense é atual recordista brasileiro e estadual da categoria Sub-18, após lançar o martelo por 74,39 metros no sul-americano 2016 na Argentina. "A conquista do sul-americano foi importantíssima, mas acho que minha maior vitória foi o bronze no Pan-americano do Peru, em 2017, por ser uma competição que agrega todas as Américas e diversos atletas de alto nível", disse Alencar. Na ocasião, o atleta lançou 67,14 metros.

Mesmo com alto rendimento, ele sofre com a falta de apoio. "Recebia R$ 1 mil de auxílio atleta (pago pela Prefeitura de Rio Preto), mas como cortaram parte do salário esse ano vai ser mais complicado. Tem gasto com alimentação, transporte e equipamentos para manter os treinamentos", lamentou o atleta.

(Colaborou Victor Stok)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso