Fernanda Keller divide suas histórias e glórias no Sesc Rio PretoÍcone de fechar Fechar

ELA É PURA INSPIRAÇÃO

Fernanda Keller divide suas histórias e glórias no Sesc Rio Preto

A triatleta Fernanda Keller, 54 anos, pentacampeã do Ironman Brasil e um dos maiores nomes do esporte no país, vem a Rio Preto pela primeira vez neste sábado, 24


    • São José do Rio Preto
    • máx min

A triatleta Fernanda Keller, 54 anos, pentacampeã do Ironman Brasil e um dos maiores nomes do esporte no país, vem a Rio Preto pela primeira vez neste sábado, 24. A atleta participa de um bate papo com o público na unidade do Sesc, a partir das 16 horas. "Esses encontros são muito importantes para levar esporte e qualidade de vida para milhares de pessoas que serão beneficiadas com sua prática", disse Fernanda.

A atleta tem 30 anos de carreira e vai compartilhar as histórias de conquistas e desafios superados ao longo de sua trajetória no esporte. "O legado de um atleta vai além de títulos e recordes, mas também da sua capacidade de compartilhar sua experiência e motivar milhares de pessoas à prática do esporte", acrescentou.

Fernanda venceu cinco vezes o Ironman Brasil, seis vezes o Troféu Brasil de Triatlo, conquistou seis medalhas de bronze na final Mundial do Ironman no Havaí - entre 1994 e 2000 - e foi eleita pela revista Forbes a mulher mais influente do esporte em 2006.

O currículo da carioca se completa com outros títulos nacionais e internacionais de triatlo. O que mais marcou para ela. "Todas as seis vezes que fiquei entre as três melhores atletas do mundo e as 24 participações no Mundial do Ironman no Havaí, a prova mais importante disputada do meu esporte", comentou.

As últimas grandes competições disputadas por Fernanda foram em 2012 e a triatleta continua em atividade em projetos especiais para o programa próprio no canal de tv a cabo OFF e no Esporte Espetacular da Rede Globo.

Projeto Social

A triatleta comemora em 2018 os 20 anos da criação do Instituto Fernanda Keller, com sede em Niterói, no Rio de Janeiro. O local presta atendimento a crianças e adolescentes de baixa renda, com idades entre sete e 18 anos e estudantes da rede pública de ensino.

"É um ponto que muito me orgulha. Acredito na força do esporte e na sua capacidade de transformação. Lugar de crianças e jovens é estudando e praticando esportes. A disciplina e a perseverança são ingredientes fundamentais na formação de uma pessoa", disse Fernanda. "Vejo um futuro melhor nessas crianças, porque elas lutam por um lugar através do esforço diário para se aperfeiçoarem. Muitos dos nossos alunos já conseguiram se formar em várias áreas, como engenharia, educação física, psicologia, arquitetura entre outros. Esses são os campeões da vida e são nesses em que acredito para mudar a realidade do Brasil", finalizou a triatleta.

(Colaborou Victor Stok)

 

A vinda de Fernanda Keller em Rio Preto faz parte da promoção do 1º Biatlon do Sesc de Rio Preto, que reunirá cerca de 100 inscritos, a partir das 9h30 de domingo, 25. A prova tem 200 metros de natação e 3,2 quilômetros de corrida em torno do quarteirão do Sesc. Os participantes devem receber instruções para a realização da prova no bate papo com a triatleta Fernanda Keller, que também acompanhará a prova.

São cinco categorias: individuais masculino e feminino e duplas masculinas, femininas e mistas. "O objetivo é trazer uma nova prática esportiva para a população em geral. Tivemos aceitação bacana do público que fazia apenas a corrida para a realização das duas provas juntas", disse Rodrigo Machado, técnico de programação do Sesc.

Os competidores deste domingo são os que estavam inscritos na atividade do Sesc ocorrida no início do mês, em que tiveram aulas de natação e corrida em treinos específicos para as duas modalidades. "Existem praticantes da modalidade que treinam há um bom tempo e que vão disputar o biatlon. Vai ter aferição do tempo com classificação, mas o intuito principal da prova é a participação e a superação do atleta", complementou Rodrigo. (VS)