X

Diário da Região

20/02/2018 - 23h18min / Atualizado 20/02/2018 - 23h18min

ATLETISMO

Bicampeão do mundo Duda tenta reinventar a carreira após perder técnico

Fora do Mundial Indoor da Grã-Bretanha, o bicampeão do salto em distância Duda tenta retomar sua trajetória após perda de treinador e mudança de equipe

Alik Keplicz/Associated Press/Estadão Conteúdo Duda foi campeão na Polônia em 2014 saltando 8,28 metros. Ano passado não passou de 7,71m
Duda foi campeão na Polônia em 2014 saltando 8,28 metros. Ano passado não passou de 7,71m

Sem Mauro Vinicius da Silva, o Duda, que foi bicampeão no salto em distância em 2012 e 2014, quando ainda morava e treinava em Rio Preto, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta terça, 20, a lista de convocados para defender o Brasil no Mundial Indoor, que será realizado entre 1º e 4 de março em Birmingham, na Grã-Bretanha. 

Duda venceu o Mundial de Istambul 2012, na Turquia, e o de Sopot 2014, na Polônia, mas uma série de lesões o fizeram cair de produção e ficar fora das disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Duda ainda tenta reencontrar o caminho dos bons resultados -chegou a saltar 8,31 metros em 2014, mas no ano passado não passou de 7,71m. O índice do Mundial na Grã-Bretanha era de 8,19m. Nenhum brasileiro conseguiu.

No início deste mês, porém, Duda perdeu seu treinador, Aristides Junqueira, que faleceu aos 72 anos por complicações após uma cirurgia cardíaca. Pouco antes, havia sido surpreendido com o encerramento das atividades da equipe B3.

Agora está inscrito pela Orcampi, de Campinas, apesar de ainda estar treinando em São Caetano do Sul. "Tive muito problema na perna esquerda em 2016, depois operei o joelho. Estou saltando com a perna direita agora, pois preciso recomeçar. Já era um ano de recomeço traçado, infelizmente aconteceu isso com o Tide, mas vou continuar o nosso trabalho", disse Duda. "O Paulo (Junqueira, filho de Tide) estava o substituindo, foi auxiliar do pai dele muito tempo, tem uma visão muito parecida e isso pra mim é legal", disse Duda, que em março começa a disputar os torneios FPA em busca de melhores marcas.

A relação de representantes do País no Mundial é liderada por Thiago Braz, mas conta com uma baixa, de Letícia Cherpe de Souza. A atleta, que mora e treina nos Estados Unidos, havia conseguido o índice exigido para participar da prova dos 400 metros em Birmingham. Mas pediu dispensa por estar lesionada, como explicou a CBAt, o que fará com que a equipe brasileira conte com sete representantes no Mundial Indoor.

Além de Thiago Braz, o atual campeão olímpico do salto com vara, outro destaque da relação de atletas do País é Almir Junior, o líder do ranking mundial nesta temporada no salto triplo.

Os últimos atletas a se classificarem para o Mundial Indoor foram Gabriel Constantino, que venceu os 60m com barreiras em evento realizado em São Caetano do Sul no último fim de semana, com 7s60, igualando o recorde sul-americano da prova, e Vitória Rosa, com 7s27, nos 60m.

Darlan Romani, no arremesso do peso, Rosangela Santos, nos 60m, e Núbia Aparecida Soares, no salto triplo, são os outros brasileiros que estão classificados para a competição em Birmingham.

Na história do Mundial Indoor, o Brasil soma 15 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e seis de bronze. Duda conquistou os principais resultados para o País ao ser bicampeão.

(Com Agência Estado)

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso