X

Diário da Região

18/02/2018 - 00h30min / Atualizado 17/02/2018 - 16h51min

Contra o preconceito

Fábio Lago, o Nicácio de O Outro Lado do Paraíso, fala sobre preconceito

No papel do cabeleireiro Nicácio em O Outro Lado do Paraíso, ator Fábio Lago tem o humor como arma para combater a homofobia

TV Globo/Divulgação Ator Fábio Lago vive o cabeleireiro Nicácio em O Outro Lado do Paraíso
Ator Fábio Lago vive o cabeleireiro Nicácio em O Outro Lado do Paraíso

O trabalho de Fábio Lago proporciona leveza no meio de tantos assuntos pesados em O Outro Lado do Paraíso, novela das 21h da Globo. Na pele do cabeleireiro Nicácio, o ator diverte o público com a dupla formada com a fofoqueira Ivanilda (Telma Souza) ou ao disputar com Marcel (Andy Gerke) a atenção de Odair (Felipe Titto).

Porém, para seu intérprete, Nick, como gosta de ser chamado, não fica só restrito ao núcleo LGBT da trama de Walcyr Carrasco. "Ele é basicamente solar. É um personagem que causa, porque é completamente assumido, bem-sucedido, o seu salão é o melhor da cidade, mas Nick tem um percurso. Ele representa também milhões de brasileiros que saem do interior e vão para a capital galgar um lugar melhor", acredita o ator.

Na novela, Nicácio já foi vítima de comentários preconceituosos até mesmo de sua sócia, Nádia (Eliane Giardini). Segundo Lago, é um grande desafio interpretar um personagem gay, que tinha tudo para cair na simples caricatura. Mas ele se sente orgulhoso do que tem feito e pensa que a homofobia é causada pela falta de compreensão e respeito pelo próximo.

"Não quero trazer um olhar de ódio, de revanchismo, mas, sim, sentimentos nobres para esse personagem. Eu odeio revanche. A ignorância é o princípio da homofobia", opina.

Fábio conta que Walcyr Carrasco sempre lhe dá a oportunidade de fazer um baiano, para que não se preocupe com sotaque e tenha a espontaneidade de criação. Segundo ele, que já tinha trabalhado com o autor em Caras & Bocas (2009), Walcyr tinha receio com relação a alterações no seu texto. Porém, entrega que, em O Outro Lado do Paraíso, o autor tem permitido mais liberdade para que ele improvise nas cenas de humor.

"O Walcyr tem amadurecido muito como autor! Ele tinha bastante restrição de você mudar uma palavra no texto, mas, hoje em dia, já te deixa ter um pouco de liberdade pra colocar um caco que vai te ajudar a melhorar o seu 'timing'. Um caquinho aqui e outro ali te dá o 'approach' para finalizar a piada", revela Lago.

Em janeiro deste ano, Fábio podia ser visto simultaneamente como o Nicácio de O Outro Lado do Paraíso e como o cangaceiro Orelha na minissérie Entre Irmãs. Com isso, vieram alguns comentários homofóbicos nas redes sociais. No entanto, o talento de Fábio sobrepujou o preconceito ao apresentar facetas tão diferentes em cena.

"Tem faltado muito respeito com o próximo. Ou é oito ou 80. A gente não tem mais a possibilidade de discutir assuntos dissonantes sem brigar; sem aceitar que o outro pode ter uma posição contrária a sua e sem ter que se engalfinhar por causa disso", conclui.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso