Maestro italiano ministra oficinas de cantoÍcone de fechar Fechar

VOTUPORANGA

Maestro italiano ministra oficinas de canto

Até 12 de março, Carlos Giuliani comanda encontros semanais com o Coral Canto Livre que podem ser acompanhados pelo público interessado


    • São José do Rio Preto
    • máx min

Em passagem pelo Brasil, o maestro italiano Carlo Giuliani tem participado intensamente das atividades da Escola Municipal de Artes de Votuporanga.

Desde a última segunda-feira, 19, ele vem ministrando uma série de oficinas de canto coral, voltadas principalmente aos integrantes do Coral Canto Livre, projeto da Escola de Artes que é comandado pelo maestro e pianista Márcio Zarsi.

Nas oficinas, Giuliani trabalha as técnicas do chamado 'canto a cappella' (sem o acompanhamento de instrumentos musicais), bem como métodos de impostação de voz e controle de respiração, além de dinâmicas e aspectos culturais como idioma, repertório, nuances de regência coral e história da música.

Interessados podem participar gratuitamente das oficinas como ouvintes, sem a necessidade de inscrição prévia. O único pré-requisito para participar dos encontros é ter algum tipo de conhecimento de canto coral.

Os encontros com o maestro italiano seguem até o dia 12 de março, sendo realizados sempre às segundas-feiras, das 20h às 21h30, na Escola Municipal de Artes (Rua São Paulo, 3456).

O maestro italiano dirigiu por mais de 20 anos o Coro Castel Penede, sediado na comuna de Nago-Torbole, na região trentina da Itália.

Em sua visita a Votuporanga, Giuliani compartilha um pouco da tradição vocal desenvolvida na Europa, baseada na técnica do 'bel canto', surgida no início do século XVII, na Itália, e posteriormente levada a todo o continente europeu.

O 'bel canto', como o próprio nome sugere, tem como princípio básico a beleza da voz e sua plasticidade e perfeição, encarnadas numa elegante distribuição de harmônicos, que resultam em um timbre aveludado e redondo, com uniformidade e leveza.

Mais informações sobre os encontros com o maestro italiano podem ser obtidas pelo telefone (17) 3422-4288. A Escola de Artes mantém cursos de diferentes linguagens.